ARTE

8ª ANO - ATIVIDADES - 2º BIMESTRE

ATIVIDADES DE ARTE - PARA COPIAR AS QUESTÕES E RESPONDÊ-LAS NO CADERNO DE DESENHO, TIRAR FOTOS (NÍTIDAS) E ENVIAR PELO CLASSROOM NA POSTAGEM CORRESPONDENTE.

_______________________________________________________________


SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE FRANCA ESCOLA ESTADUAL MÁRIO D’ELIA
RUA: COUTO MAGALHÃES – N.º. 777 JD. CONSOLAÇÃO
CEP.: 14.400-020 – TEL (16) 3722-4514 – FRANCA – SP


PROFª FERDINANDA
ALUNO(A):                                                                                           Nº:                 SÉRIE: 

ROTEIRO DE ATIVIDADES

2º BIMESTRE - E. E. MÁRIO D’ELIA – ARTE - 8º ANOS

ATIVIDADE I  – 08 a 12 de Junho

Linguagem da arte:  Dança

Habilidade: (EF08AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação de danças de matriz indígena, africana e afro-brasileira, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas e brasileiros de diferentes épocas.

Objetos de Conhecimento: Contextos e práticas

1.Conteúdo: Formas de expressão, representação e encenação de danças de matriz indígena, africana e afro-brasileira.

As questões abaixo é uma sondagem sobre o assunta dança, indígena, afro –brasileira e europeia.   Tem na página do caderno do aluno, vol. 2, pág. 07 e 08, responda no caderno de desenho.
1. Você costuma prestar atenção em seu corpo? Quais são os movimentos que seu corpo consegue fazer?
2. Em qual posição você fica a maior parte do tempo na sala de aula? Você se senta corretamente? Conhece os ossos e as articulações do corpo?
3. Quais partes do corpo você pode dobrar, esticar ou torcer?
4. Você conhece os fatores do movimento em dança? Quais são eles?
5. Você já assistiu alguma apresentação de dança africana? Se sim, fale sobre a expressão, representação e encenação do espetáculo. Quais foram as suas impressões?
6. Você conhece artistas, bailarinos ou grupos de danças paulistas? Quais?
7. Você já assistiu apresentações de danças indígenas? Se sim, comente sobre a expressão, representação e encenação. Quais foram as suas impressões?
8. Quais grupos ou corpo de dança indígena você conhece?
9. Você já assistiu as apresentações de danças afro-brasileiras? Se sim, comente sobre a expressão, representação e encenação. Quais foram as suas impressões?
10. Quais grupos ou corpo de dança afro-brasileiro você conhece?
11. O que tem em comum na dança das três culturas: africana, indígena

Vídeos para apreciação:
Nome do canal. -Frevo Pernambucano. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=6XruFqqeq9o>. Acesso em: 11. dez. 2019.
Nome do canal. -Masaka Boys Dancing Viva África. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=82&v=h9-r8We8xvw&feature=emb_title>. Acesso em: 11. dez.2019.
Nome do canal-Vídeo de Dança Indígena: “Canto Sagrado da Mãe Terra - Tribo Fulni-ô - Aldeia Multiétnica” de São Jorge, Goiás. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=P19razaEaRg>. Acesso em: 25. nov. 2019.
Nome do canal. Dança Contemporânea: Kuarup, ou a questão do índio. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=8GLwkFLYYoA>. Acesso em: 25. nov. 2019.
Responder as questões do caderno do aluno: pág. 11 e 12 no caderno de desenho.

______________________________________________________________________

ATIVIDADE II  – 22 a 26 de Junho

Habilidade: EF08AR11 - Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.

Objetos de Conhecimento: Elementos da linguagem

2. Conteúdo: Fatores do movimento - tempo, peso, fluência e espaço.

Fazer a leitura e registrar no caderno de arte o coreografo Rudolf Laban,e os fatores da dança .

Rudolf laban
Rudolf Laban (1879-1958) foi um dançarino, coreógrafo e artista húngaro que se dedicou ao estudo e desenvolvimento de um método e sistematização da linguagem da dança e do movimento. Através de seus estudos e notações, desenvolveu a Corêutica e Eucinética, que compõem o movimento em si.

ESPAÇO – É no espaço que a dança acontece. Os movimentos criados pelo corpo são influenciados pelo espaço, e nele encontramos a Cinesfera (ou Kinesfera), que é o que determina a extensão dos movimentos do corpo, suas flexões e deslocamentos
FLUÊNCIA – É o movimento contínuo, uniforme e progressivo. Partem do tronco do corpo às extremidades dos membros com movimentos controlados, mas fluentes ao mesmo tempo. Pode ser dividido entre livre e controlado.
PESO – São forças utilizadas pelo corpo em relação aos movimentos. O peso dá o suporte à verticalidade, estabilidade e segurança. Existem duas qualificações para denominação do peso que são leves (suaves) e firmes (resistentes).
TEMPO – É o que define na dança os movimentos rápido, lento e moderado (ritmos métricos). Com ele é possível definir a duração, o ritmo, a pulsação etc. Pode ser dividido em: Rápido, quando o dançarino mantém a aceleração constante de um movimento sem tempo.

Vídeos  de  dança.


Assista ao vídeo para responder as questões:

Dança  – afro – brasileira

Dança – Indígena :    

Dança   – Africana:


Responda o Caderno do Aluno vol 2, pág.13 e 14,no caderno de desenho

______________________________________________________________________

ATIVIDADE III – 06 a 10 de Julho

Habilidade: EF08AR12 - Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.

Objeto de Conhecimento: Processos de criação

3. Conteúdo: Improvisação e criação em dança

Os coreógrafos criam seus movimentos inspirados na natureza, em textos, músicas, ideias, lembranças, vida cotidiana e na cultura de um povo, utilizando estratégias diversas de criação e improvisação. Ou seja, a fonte inspiradora é um campo muito aberto e flexível, de forma que a memória e a coleta sensorial de cada um dos envolvidos vai criando tramas que se transformarão de uma certa forma.
 


1. Quais cores predominam nas imagens? São cores frias ou quentes?
2. Como elas podem ser representadas em figurinos de uma dança?
3. Quais são os movimentos que podem ser observados em cada elemento?
4. Em que aspecto os movimentos são leves ou bruscos?
5. Quais desses movimentos podem ser representados numa coreografia?
6. Como seria essa representação coreográfica? Explique e faça um desenho

_________________________________________________________________________

>>>>>>>>>> TRABALHO ARTÍSTICO (VALOR: 3,0)<<<<<<<<<<

Realizar uma pesquisa em livros, revistas, internet etc., de textos, imagens e/ou vídeos sobre as danças indicadas a seguir, fazendo recortes específicos na origem, características, figurinos, movimentos, trilha sonora, expoentes, etc.
>>>> Inicie a atividade pesquisando qual dança ou danças representaria;
>>>> Após a escolha da dança, realizar por meio de confecção de cartazes, Power Point a escrita dessa dança/ou danças folclóricas;
>>>> Finalizada a escrita, faça um desenho representativo dessa dança folclórica.
>>>> A entrega será por meio de fotografia. O endereço de entrega se encontra no final dessa página.

Danças folclóricas: consultar Caderno do Aluno pág. 9 e 10.

Deve conter no trabalho:
Ø  o nome da dança folclórica e sua etnia;
Ø  origem da dança;
Ø  características da dança;
Ø  região que se dança;
Ø  desenho e/ou colagem representativo da dança.

______________________________________________________________________





Nenhum comentário:

Postar um comentário