ATIVIDADES DE ARTE - PARA COPIAR AS QUESTÕES E RESPONDÊ-LAS NO CADERNO DE DESENHO, TIRAR FOTOS (NÍTIDAS) E ENVIAR PELO CLASSROOM NA POSTAGEM CORRESPONDENTE.
_______________________________________________________________
RUA: COUTO MAGALHÃES – N.º. 777 JD. CONSOLAÇÃO
CEP.: 14.400-020 – TEL (16) 3722-4514 – FRANCA – SP
PROFª FERDINANDA
ALUNO(A): Nº: SÉRIE:
ROTEIRO DE ATIVIDADES
2º BIMESTRE - E. E. MÁRIO D’ELIA – ARTE
- 8º ANOS
ATIVIDADE I – 08 a 12 de Junho
Linguagem da arte:
Dança
Habilidade:
(EF08AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e
encenação de danças de matriz indígena, africana e afro-brasileira,
reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, grupos e coletivos
paulistas e brasileiros de diferentes épocas.
Objetos
de Conhecimento: Contextos e práticas
1.Conteúdo: Formas de
expressão, representação e encenação de danças de matriz indígena, africana e
afro-brasileira.
As questões abaixo é uma
sondagem sobre o assunta dança, indígena, afro –brasileira e
europeia. Tem na página do caderno do aluno, vol. 2, pág. 07 e 08,
responda no caderno de desenho.
1. Você costuma prestar atenção em seu corpo? Quais
são os movimentos que seu corpo consegue fazer?
2. Em qual posição você fica a maior parte do tempo
na sala de aula? Você se senta corretamente? Conhece os ossos e as articulações
do corpo?
3. Quais partes do corpo você pode dobrar, esticar
ou torcer?
4. Você conhece os fatores do movimento em dança?
Quais são eles?
5. Você já assistiu alguma apresentação de dança
africana? Se sim, fale sobre a expressão, representação e encenação do
espetáculo. Quais foram as suas impressões?
6. Você conhece artistas, bailarinos ou grupos de
danças paulistas? Quais?
7. Você já assistiu apresentações de danças
indígenas? Se sim, comente sobre a expressão, representação e encenação. Quais
foram as suas impressões?
8. Quais grupos ou corpo de dança indígena você
conhece?
9. Você já assistiu as apresentações de danças
afro-brasileiras? Se sim, comente sobre a expressão, representação e encenação.
Quais foram as suas impressões?
10. Quais grupos ou corpo de dança afro-brasileiro
você conhece?
11. O que tem em comum na dança das três culturas:
africana, indígena
Vídeos para
apreciação:
Nome do canal. -Frevo Pernambucano. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=6XruFqqeq9o>. Acesso em: 11. dez. 2019.
Nome do canal. -Masaka Boys Dancing Viva África. Disponível
em:
<https://www.youtube.com/watch?time_continue=82&v=h9-r8We8xvw&feature=emb_title>.
Acesso em: 11. dez.2019.
Nome do canal-Vídeo de Dança Indígena: “Canto Sagrado
da Mãe Terra - Tribo Fulni-ô - Aldeia Multiétnica” de São Jorge, Goiás.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=P19razaEaRg>. Acesso em: 25.
nov. 2019.
Nome do canal. Dança Contemporânea: Kuarup, ou a
questão do índio. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=8GLwkFLYYoA>. Acesso em: 25. nov. 2019.
Responder as questões do caderno do aluno: pág. 11 e
12 no caderno de desenho.
______________________________________________________________________
ATIVIDADE II – 22 a 26 de Junho
Habilidade:
EF08AR11 - Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso,
fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o
movimento dançado.
Objetos
de Conhecimento: Elementos da linguagem
2. Conteúdo: Fatores
do movimento - tempo, peso, fluência e espaço.
Fazer a leitura e
registrar no caderno de arte o coreografo Rudolf Laban,e os fatores da dança .
Rudolf laban
Rudolf Laban (1879-1958) foi um dançarino,
coreógrafo e artista húngaro que se dedicou ao estudo e desenvolvimento de um
método e sistematização da linguagem da dança e do movimento. Através de seus
estudos e notações, desenvolveu a Corêutica e Eucinética, que compõem o
movimento em si.
ESPAÇO –
É no espaço que a dança acontece. Os movimentos criados pelo corpo são
influenciados pelo espaço, e nele encontramos a Cinesfera (ou Kinesfera), que é
o que determina a extensão dos movimentos do corpo, suas flexões e
deslocamentos
FLUÊNCIA – É o
movimento contínuo, uniforme e progressivo. Partem do tronco do corpo às
extremidades dos membros com movimentos controlados, mas fluentes ao mesmo
tempo. Pode ser dividido entre livre e controlado.
PESO – São forças
utilizadas pelo corpo em relação aos movimentos. O peso dá o suporte à
verticalidade, estabilidade e segurança. Existem duas qualificações para
denominação do peso que são leves (suaves) e firmes (resistentes).
TEMPO – É o que
define na dança os movimentos rápido, lento e moderado (ritmos métricos). Com
ele é possível definir a duração, o ritmo, a pulsação etc. Pode ser dividido
em: Rápido, quando o dançarino mantém a aceleração constante de um
movimento sem tempo.
Vídeos
de dança.
Assista ao vídeo para responder as questões:
Dança – afro – brasileira
Dança – Indígena :
Dança – Africana:
Responda
o Caderno do Aluno vol 2, pág.13 e 14,no caderno de desenho
______________________________________________________________________
ATIVIDADE III – 06 a 10 de
Julho
Habilidade: EF08AR12 - Investigar e experimentar
procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a
construção de vocabulários e repertórios próprios.
Objeto
de Conhecimento: Processos de criação
3. Conteúdo:
Improvisação e criação em dança
Os
coreógrafos criam seus movimentos inspirados na natureza, em textos, músicas,
ideias, lembranças, vida cotidiana e na cultura de um povo, utilizando
estratégias diversas de criação e improvisação. Ou seja, a fonte inspiradora é
um campo muito aberto e flexível, de forma que a memória e a coleta sensorial
de cada um dos envolvidos vai criando tramas que se transformarão de uma certa
forma.
1.
Quais cores predominam nas imagens? São cores frias ou quentes?
2.
Como elas podem ser representadas em figurinos de uma dança?
3.
Quais são os movimentos que podem ser observados em cada elemento?
4.
Em que aspecto os movimentos são leves ou bruscos?
5.
Quais desses movimentos podem ser representados numa coreografia?
6.
Como seria essa representação coreográfica? Explique e faça um desenho
_________________________________________________________________________
>>>>>>>>>>
TRABALHO ARTÍSTICO (VALOR: 3,0)<<<<<<<<<<
Realizar
uma pesquisa em livros, revistas, internet etc., de textos, imagens e/ou vídeos
sobre as danças indicadas a seguir, fazendo recortes específicos na origem,
características, figurinos, movimentos, trilha sonora, expoentes, etc.
>>>>
Inicie a atividade pesquisando qual dança ou danças representaria;
>>>>
Após a escolha da dança, realizar por meio de confecção de cartazes, Power
Point a escrita dessa dança/ou danças folclóricas;
>>>>
Finalizada a escrita, faça um desenho representativo dessa dança folclórica.
>>>>
A entrega será por meio de fotografia. O endereço de entrega se encontra no
final dessa página.
Danças
folclóricas: consultar Caderno do Aluno pág. 9 e 10.
Deve conter no
trabalho:
Ø
o nome da dança
folclórica e sua etnia;
Ø
origem da dança;
Ø
características da
dança;
Ø
região que se
dança;
Ø
desenho e/ou colagem
representativo da dança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário