ARTE

7 ANO - ATIVIDADES - 1º BIMESTRE


ATIVIDADES DE ARTE - PARA COPIAR AS QUESTÕES E RESPONDÊ-LAS NO CADERNO DE DESENHO, TIRAR FOTOS (NÍTIDAS) E ENVIAR PELO CLASSROOM NA POSTAGEM CORRESPONDENTE.

__________________________________________________________________________________________________

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO 

REGIÃO DE FRANCA ESCOLA ESTADUAL MÁRIO D’ELIA
RUA: COUTO MAGALHÃES – N.º. 777 JD. CONSOLAÇÃO
CEP.: 14.400-020 – TEL (16) 3722-4514 – FRANCA – SP



PROFª FERDINANDA
ALUNO(A):                                                                                           Nº:                 SÉRIE: 

ROTEIRO DE ATIVIDADES

1º BIMESTRE -  ARTE - 7º ANOS 


ATIVIDADE I

Linguagem da arte:  Música

Competência: Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais. 

Habilidade: EF07AR17 - Explorar e analisar criticamente, diferentes meios, equipamentos culturais e espaços de circulação, nos contextos local e brasileiro, de diferentes gêneros da música clássica e do canto coral, e do conhecimento musical referente a esses gêneros.

Objeto de conhecimento: Linguagem musical e cultura

1. Conteúdo: Música Clássica e Canto Coral
Analisando a relação entre Música Clássica e Canto Coral, seus diferentes gêneros, seus contextos de produção e circulação, espaços onde são vinculados e/ou apresentados, instrumentos musicais convencionais e não convencionais, acústicos e/ou eletrônicos, processos de criação, registros convencionais e não convencionais, sons corporais e vozes, processos de construção individual, coletiva e colaborativa.
Aprendizagem propõe que você conheça os diferentes usos e funções dos gêneros da música clássica e do canto coral, seus contextos de produção e circulação, por meio da análise crítica e da apreciação, explorando diferentes meios, equipamentos e espaços de circulação, presentes nas diversas dimensões da vida, para identificar, manipular, acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

Atividade 1 – sondagem
A partir do que for conversado, procure em sua memória, lembranças sobre trilhas sonoras de filmes, novelas, animações, desenhos animados, jogos eletrônicos e toques de aparelhos smartphones, etc.

Assista aos vídeos:

Uma das técnicas mais tradicionais do canto coral é o cânone.
Na música, cânone é uma composição a duas ou mais vozes entoando uma mesma melodia, que se caracteriza por essas vozes serem entoadas desfasadas no tempo. O cânone de Pachelbel é uma das composições famosas nesse estilo. Chico Buarque compôs a canção "Sem Fantasia" no estilo cânone.
É a forma mais rigorosa do estilo imitativo. As vozes, de número ilimitado, entram sucessivamente a distâncias exatas, e são iguais na sua extensão, complementando-se, todavia, harmonicamente, razão pela qual também em polifonia é preciso ter um conta o conceito de harmonia, embora tomado em sentido diferente.
É importante acrescentar que a distância dos intervalos pode ser diversa (cânone ao uníssono, à oitava, à segunda, etc).
Originalmente o cânone é uma das formas mais antigas da arte do contraponto, pois tem a sua raiz nos cantos coreografados (rondellus, rota) usados na música folclórica e remonta ao século XIII, o que pode ser comprovado pelo célebre cânone inglês Summer is icumen In.
O cultivo do cânone alcançou o seu apogeu nos séculos XV-XVI na Holanda. J.S. Bach se imortalizou nas Variações Goldberg, publicadas em 1741.
 Ele é uma forma polifônica, em que grupos de vozes imitam, sucessivamente, a mesma melodia cantada por uma primeira voz, entrando um por vez, em um tempo diferente, uma após a outra.
A organização em semicírculo, permite uma melhor distribuição das vozes, favorecendo a acústica da apresentação e facilitando que todos os integrantes possam se ouvir e compreender como a música se completa.
A classificação das vozes segue o seguinte padrão:
Vozes Femininas: Contralto = mais grave; Meio-Soprano = intermediária (entre contralto e soprano); Soprano = mais aguda. “Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=AIPFAww8X-U>. Acesso em 11 set. 2019”.
Vozes Masculinas: Baixo = mais grave; Barítono = intermediária (entre o baixo e o tenor); Tenor = mais aguda. “Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=gRL7shs23Wc>. Acesso em 11 set. 2019”.
Exemplos de organização das vozes que compõem um coral.

Assista o vídeo:

Reger é arte pela qual o maestro conduz uma orquestra através de gestos, transmitindo aos músicos e musicistas valores e índices que compõe uma obra musical, como andamento, ritmo e expressividade.  Segundo alguns estudiosos, a figura do maestro, tal qual conhecemos hoje, surgiu entre os séculos XVIII e XIX, com a complexificação das formações instrumentais.
Para uma pessoa se tornar um maestro, demanda estudo, dedicação e um grande conhecimento de música. Assim, uma orquestra sem o maestro é como um navio sem o capitão. A tripulação sabe exatamente o que fazer. No entanto, necessita do capitão para harmonizar suas atividades, dando segurança a todos.
Com os movimentos da mão direita, o regente define para os músicos o compasso e a velocidade com que a obra deve ser executada. Não fosse assim, cada músico tocaria à sua própria maneira – enquanto a platéia, provavelmente, sairia correndo. “A mão esquerda também é muito importante, ela se move junto com o resto do corpo, indicando o sentimento que a música deve exprimir 
Batuta: A batuta é o instrumento pelo qual o maestro rege a orquestra. Ela serve como um prolongamento das mãos do maestro, possibilitando aos músicos enxergarem melhor os movimentos da regência.

Assista aos vídeos:
>> “O Fortuna (Carmina Burana - Carl Orff) - André Rieu”
“Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=EJC-_j3SnXk>. Acesso em: 11 set. 2019”.

>> “Christopher Tin: Live at Llangollen - Sogno di Volare”
“Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=nAYtztCJvr0>. Acesso em: 8 nov. 2019”.

Copie e responda no caderno de desenho:

Atividade  - música clássica e canto coral
1. Você já teve a oportunidade de ouvir ou presenciar uma apresentação de Orquestra Sinfônica ou Canto Coral?
2. Qual foi a apresentação que você ouviu / presenciou?
3. Você se lembra do sentimento ou sensação que esta apresentação lhe causou?
4. Quais instrumentos musicais você prefere ouvir? Por quê?
5. Esses instrumentos que você prefere ouvir são de sopro, corda, percussão ou fricção?
6. Os instrumentos musicais transformam-se no decorrer do tempo? Dê exemplos de alguns que modificaram.
7. Você já criou alguma canção para ser tocada em algum instrumento? Justifique.
8. Qual é, de fato, a função do maestro em uma orquestra, um coro vocal ou uma banda de música? O que significa reger?
9. Quais instrumentos conheço:
a) Instrumentos musicais acústicos?
b) Instrumentos musicais elétricos?
c) Instrumentos musicais eletrônicos?
d) Instrumentos musicais que eu toco ou já toquei?
10. Após ter apreciado a leitura do texto, das imagens e dos vídeos, faça um registro sonoro de algum espaço da casa, observando os sons do ambiente, registrando as falas, sons dos objetos, aparelhos, etc. Utilize criativamente símbolos para registrar sua notação sonora. Faça o desenho do ambiente e seus sons. Faça uma legenda.


ATIVIDADE II


Competência: Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais. 

Habilidade: EF07AR22 - Explorar e identificar diferentes formas de registro musical (notação musical tradicional, partituras criativas e procedimentos da música contemporânea), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual. 

2. Conteúdo: Improvisação e Composição musical

>> Improvisação musical
O que é improvisação musical?
Improvisar é ser capaz de desenvolver uma estrutura musical interessante em tempo real. Ou seja, criar uma melodia, um ritmo, um conjunto harmônico, sempre de maneira original em determinado período musical.

A improvisação ocorrer em três espécies:
1| A improvisação livre ocorre quando não se estipula forma ou estrutura, ritmo ou conjunto de notas. Como exemplo vamos ouvir um trabalho meu chamado “Cabriola”?
2| A improvisação pode ser sobre a forma de uma composição, elencando tonalidade, ciclos harmônicos, estilo e gênero. Vamos ouvir Hermeto Pascoal e Elis Regina na interpretação de Garota de Ipanema, de maneira totalmente improvisada.

3| A improvisação pode se consolidar por variação melódica, ou seja, da mesma maneira que pela forma, induzirá o ouvinte a uma outra experiência concebendo pequenos contrastes com a expectativa que lhe é original.

Cada forma de se improvisar propõe valores exclusivos, e sua aprendizagem está relacionada aos desenvolvimentos da expertise no instrumento. A improvisação também é um excelente método para o desenvolvimento da composição.

>> Composição musical
Quando algum músico decide escrever alguma música, ou elaborar uma sequência própria de notas, chamamos isso de composição.
Mas o que é compor (composição)?

Compor no dicionário quer dizer:
Formar um todo, juntando diferentes partes.
Criar, produzir, inventar.
Processo criativo utilizado para criar uma música.

Em outras palavras...
Uma composição musical é uma peça original de música feita para execuções repetidas, diferente da música de improvisação, onde cada performance é única.
A composição pode ser feita na forma de partitura ou em algum outro método de notação, como as cifras, por exemplo.
O artista responsável pela composição é chamado de compositor.

A arte de compor
Compor não é para qualquer um! Compor é uma arte, uma arte limitada para músicos com habilidades muito específicas. A composição em si é o que vai ditar se uma canção vai ser muito conhecida ou não, por isso essa importância.
Muitos músicos que não são nem um pouco famosos, vivem somente da composição de músicas e venda para artistas famosos.
O que os artistas e as produtoras fazem é comprar os direitos autorais da música, possibilitando a produção e comercialização da mesma.
Compor uma música, principalmente uma música e uma melodia de sucesso exige alguns pontos fundamentais. Veja:
a) Inspiração para escrever a letra.
b) Conhecimento e habilidade musical.
c) Harmonia entre a letra e a melodia (música).

Copie e responda no caderno de desenho:

ATIVIDADE IMPROVISAÇÃO E COMPOSIÇÃO MUSICAL
1. Você sabe o que é improvisar?
2. Você já participou de algum Projeto Temático envolvendo artes visuais e música?
3. Você já viu ou ouviu alguma improvisação musical? Onde? Sobre o quê?
4. O que é preciso saber para compor uma música?
5. Você conhece algum compositor? Qual?
6. Você se lembra de algum artista que trabalhe com improvisação? Quem?
7. Você já compôs uma música?
8. Você já improvisou um acompanhamento enquanto ouvia uma música?
9. O que é patrimônio cultural?
10. O que você entende por patrimônio material e imaterial?
11. Você conhece alguma música que apresente referências de matrizes indígenas, africanas ou europeias? Quais?

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADE III

3. Conteúdo

A Música é formada por sons, mas defini-la é uma tarefa bem mais ampla do que imaginamos, por isso, neste texto, optou-se pela conceituação mais contemporânea: todo e qualquer som pode vir a ser Música se possuir uma real significação como: as canções de ninar, as canções oriundas das comunidades, as músicas presentes nas mídias massivas da atualidade, os recursos sonoros dos games, dos desenhos animados, dos filmes que complementam as imagens e criam emoções, os sons da cidade, dos comerciais, dos vendedores ambulantes, dos locutores das lojas, das casas, da natureza, sons que podem ser apreciados, decodificados e usados como recursos de comunicação se forem apresentados com a intenção de serem ouvidos, sons que envolvem todos os protagonistas do processo de ensino aprendizagem alunos, professores e membros das comunidades escolares.
Os sons são produzidos por vibrações que se deslocam pelo ar até chegar aos nossos ouvidos, órgãos responsáveis pelo equilíbrio e por captar, interpretar as inúmeras variáveis dos sons existentes ao nosso redor.
Apesar de o ouvido ter essa função, podemos sentir a Música pelas vibrações passadas corporalmente.
É possível transformar qualquer tipo de som em arte.
Isso porque a música pode ser eficiente quando ajuda a formular conceitos e estimular a curiosidade.

>>  Colagem

É a composição feita a partir do uso de matérias de diversas texturas, ou não, superpostas ou colocadas lado a lado, na criação de um motivo ou imagem, numa mesma superfície ou suporte, na maioria das vezes são, pedaços de jornal, revista e papéis de todo tipo, tecido, EVA e outros, desta maneira é possível conseguir diferentes tipos de textura, formas, cores, etc.

>> Assemblage

É uma técnica de arte na qual uma composição tridimensional é produzida juntando e colando objetos e materiais tridimensionais. Vários materiais podem ser utilizados: madeira, dobradura de papéis, caixas, fragmentos naturais (semente, folhas), ferro, lixo, sucata, tudo aquilo que a imaginação e a criatividade do artista considerar adequado para que o observador possa refletir sobre sua ideia.

>>>    REALIZE O PROJETO TEMÁTICO DE UM TRABALHO ARTÍSTICO <<<
(instruções logo abaixo)


Atividades – projeto temático entre música e visual

Esta atividade propõe a criação de um Projeto Temático de improvisação e composição, utilizando MÚSICA, expressando ideias musicais e explorando as relações entre a linguagem VISUAL.
Para iniciar o projeto analise e reflita sobre as formas, cores ou linhas presentes nas obras a seguir, imaginando e atribuindo sons a cada um desses elementos.
Registre todo o processo por meio de palavras, imagens, símbolos, formas, cores, texturas etc. Você deve explorar e criar improvisações e composições, a partir de músicas de sua preferência e estilo.


IMAGENS PARA INSPIRAR NO TRABALHO ARTÍSTICO, NÃO COPIE:

 
 



 
 
   
 




>>>  SIGA ESSE ROTEIRO PARA DESENVOLVER O TRABALHO ARTÍSTICO  <<<


1. Escolha uma música que apresente temáticas interessantes;

2. Ouça com atenção o contexto da música escolhida;

3. Anote algumas palavras ouvidas;

4. Que imagens traduziriam visualmente o assunto tratado nessa música?;

5. Agora elabore um trabalho artístico, usando a mensagem da música escolhida;

6. Escolha uma das opções de técnicas propostas:  COLAGEM ou ASSEMBLAGE ou ESCULTURA ou MÓBILE;

7. Agora é só desenvolver, seu trabalho.

8. Posteriormente tirar uma foto para postagem, como nome da musica escolhida.


______________________________________________________





Nenhum comentário:

Postar um comentário