ATIVIDADES DE ARTE - PARA COPIAR AS QUESTÕES E RESPONDÊ-LAS NO CADERNO DE DESENHO, TIRAR FOTOS (NÍTIDAS) E ENVIAR PELO CLASSROOM NA POSTAGEM CORRESPONDENTE.
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SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO
REGIÃO DE FRANCA ESCOLA ESTADUAL MÁRIO D’ELIA
RUA: COUTO MAGALHÃES – N.º. 777 JD. CONSOLAÇÃO
CEP.: 14.400-020 – TEL (16) 3722-4514 – FRANCA – SP
PROFª FERDINANDA
ALUNO(A): Nº: SÉRIE:
ROTEIRO DE ATIVIDADES
1º BIMESTRE - ARTE - 7º ANOS
ATIVIDADE I
Linguagem da arte: Música
Competência: Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais.
Habilidade: EF07AR17 - Explorar e analisar criticamente, diferentes meios, equipamentos culturais e espaços de circulação, nos contextos local e brasileiro, de diferentes gêneros da música clássica e do canto coral, e do conhecimento musical referente a esses gêneros.
Objeto de conhecimento: Linguagem musical e cultura
1. Conteúdo: Música Clássica e Canto Coral
Analisando a
relação entre Música Clássica e Canto Coral, seus diferentes gêneros, seus
contextos de produção e circulação, espaços onde são vinculados e/ou
apresentados, instrumentos musicais convencionais e não convencionais,
acústicos e/ou eletrônicos, processos de criação, registros convencionais e não
convencionais, sons corporais e vozes, processos de construção individual,
coletiva e colaborativa.
Aprendizagem
propõe que você conheça os diferentes usos e funções dos gêneros da música
clássica e do canto coral, seus contextos de produção e circulação, por meio da
análise crítica e da apreciação, explorando diferentes meios, equipamentos e
espaços de circulação, presentes nas diversas dimensões da vida, para
identificar, manipular, acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar
práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.
Atividade 1 –
sondagem
A partir do que
for conversado, procure em sua memória, lembranças sobre trilhas sonoras de
filmes, novelas, animações, desenhos animados, jogos eletrônicos e toques de
aparelhos smartphones, etc.
Assista aos
vídeos:
Orquestra
sinfônica https://www.youtube.com/watch?v=lqsef5r_apc
Canto
coral https://www.youtube.com/watch?v=gvuhqmegau4
Uma das técnicas
mais tradicionais do canto coral é o cânone.
Na música, cânone
é uma composição a duas ou mais vozes entoando uma mesma melodia, que se
caracteriza por essas vozes serem entoadas desfasadas no tempo. O cânone
de Pachelbel é uma das composições famosas nesse estilo. Chico Buarque
compôs a canção "Sem Fantasia" no estilo cânone.
É a forma mais
rigorosa do estilo imitativo. As vozes, de número ilimitado, entram
sucessivamente a distâncias exatas, e são iguais na sua extensão,
complementando-se, todavia, harmonicamente, razão pela qual também em polifonia
é preciso ter um conta o conceito de harmonia, embora tomado em sentido
diferente.
É importante
acrescentar que a distância dos intervalos pode ser diversa (cânone ao
uníssono, à oitava, à segunda, etc).
Originalmente o
cânone é uma das formas mais antigas da arte do contraponto, pois tem a sua
raiz nos cantos coreografados (rondellus, rota) usados na música
folclórica e remonta ao século XIII, o que pode ser comprovado pelo célebre
cânone inglês Summer is icumen In.
O cultivo do
cânone alcançou o seu apogeu nos séculos XV-XVI na Holanda. J.S. Bach se
imortalizou nas Variações Goldberg, publicadas em 1741.
Ele é uma
forma polifônica, em que grupos de vozes imitam, sucessivamente, a mesma
melodia cantada por uma primeira voz, entrando um por vez, em um tempo
diferente, uma após a outra.
A organização em
semicírculo, permite uma melhor distribuição das vozes, favorecendo a acústica
da apresentação e facilitando que todos os integrantes possam se ouvir e
compreender como a música se completa.
A classificação
das vozes segue o seguinte padrão:
Vozes Femininas:
Contralto = mais grave; Meio-Soprano = intermediária (entre contralto e
soprano); Soprano = mais aguda. “Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=AIPFAww8X-U>.
Acesso em 11 set. 2019”.
Vozes
Masculinas: Baixo = mais grave; Barítono = intermediária (entre o baixo e o
tenor); Tenor = mais aguda. “Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=gRL7shs23Wc>. Acesso em 11 set. 2019”.
Exemplos de
organização das vozes que compõem um coral.
Assista o vídeo:
Reger é arte
pela qual o maestro conduz uma orquestra através de gestos, transmitindo aos
músicos e musicistas valores e índices que compõe uma obra musical, como
andamento, ritmo e expressividade. Segundo alguns estudiosos, a figura do
maestro, tal qual conhecemos hoje, surgiu entre os séculos XVIII e XIX, com a
complexificação das formações instrumentais.
Para uma pessoa
se tornar um maestro, demanda estudo, dedicação e um grande conhecimento de
música. Assim, uma orquestra sem o maestro é como um navio sem o capitão. A
tripulação sabe exatamente o que fazer. No entanto, necessita do capitão para
harmonizar suas atividades, dando segurança a todos.
Com os
movimentos da mão direita, o regente define para os músicos o compasso e a
velocidade com que a obra deve ser executada. Não fosse assim, cada músico
tocaria à sua própria maneira – enquanto a platéia, provavelmente, sairia
correndo. “A mão esquerda também é muito importante, ela se move junto com o
resto do corpo, indicando o sentimento que a música deve exprimir
Batuta: A batuta
é o instrumento pelo qual o maestro rege a orquestra. Ela serve como um
prolongamento das mãos do maestro, possibilitando aos músicos enxergarem melhor
os movimentos da regência.
Assista aos
vídeos:
>> “O
Fortuna (Carmina Burana - Carl Orff) - André Rieu”
“Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=EJC-_j3SnXk>. Acesso em: 11 set. 2019”.
>> “Christopher Tin: Live at
Llangollen - Sogno di Volare”
“Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=nAYtztCJvr0>. Acesso em: 8 nov. 2019”.
Copie e
responda no caderno de desenho:
Atividade -
música clássica e canto coral
1. Você já teve
a oportunidade de ouvir ou presenciar uma apresentação de Orquestra Sinfônica
ou Canto Coral?
2. Qual foi a
apresentação que você ouviu / presenciou?
3. Você se
lembra do sentimento ou sensação que esta apresentação lhe causou?
4. Quais
instrumentos musicais você prefere ouvir? Por quê?
5. Esses
instrumentos que você prefere ouvir são de sopro, corda, percussão ou fricção?
6. Os
instrumentos musicais transformam-se no decorrer do tempo? Dê exemplos de
alguns que modificaram.
7. Você já criou
alguma canção para ser tocada em algum instrumento? Justifique.
8. Qual é, de
fato, a função do maestro em uma orquestra, um coro vocal ou uma banda de
música? O que significa reger?
9. Quais
instrumentos conheço:
a) Instrumentos
musicais acústicos?
b) Instrumentos
musicais elétricos?
c) Instrumentos
musicais eletrônicos?
d) Instrumentos
musicais que eu toco ou já toquei?
10. Após ter
apreciado a leitura do texto, das imagens e dos vídeos, faça um registro sonoro
de algum espaço da casa, observando os sons do ambiente, registrando as falas,
sons dos objetos, aparelhos, etc. Utilize criativamente símbolos para registrar
sua notação sonora. Faça o desenho do ambiente e seus sons. Faça uma legenda.
ATIVIDADE II
Competência: Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais.
Habilidade: EF07AR22 - Explorar e identificar diferentes formas de registro musical (notação musical tradicional, partituras criativas e procedimentos da música contemporânea), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual.
2. Conteúdo: Improvisação e Composição
musical
>>
Improvisação musical
O que é
improvisação musical?
Improvisar é ser
capaz de desenvolver uma estrutura musical interessante em tempo real. Ou seja,
criar uma melodia, um ritmo, um conjunto harmônico, sempre de maneira original
em determinado período musical.
A improvisação
ocorrer em três espécies:
1|
A improvisação livre ocorre quando não se estipula forma ou
estrutura, ritmo ou conjunto de notas. Como exemplo vamos ouvir um trabalho meu
chamado “Cabriola”?
ACESSE: https://youtu.be/aryyb02pcea
2| A improvisação pode
ser sobre a forma de uma composição, elencando tonalidade, ciclos
harmônicos, estilo e gênero. Vamos ouvir Hermeto Pascoal e Elis Regina na
interpretação de Garota de Ipanema, de maneira totalmente improvisada.
ACESSE: https://youtu.be/ewizz9vtxj4
3| A improvisação pode
se consolidar por variação melódica, ou seja, da mesma maneira que
pela forma, induzirá o ouvinte a uma outra experiência concebendo pequenos
contrastes com a expectativa que lhe é original.
ACESSE: https://youtu.be/x73v6d-xghy
Cada forma de
se improvisar propõe valores exclusivos, e sua aprendizagem está relacionada
aos desenvolvimentos da expertise no instrumento. A improvisação também é um
excelente método para o desenvolvimento da composição.
>>
Composição musical
Quando algum
músico decide escrever alguma música, ou elaborar uma sequência própria de
notas, chamamos isso de composição.
Mas o que é
compor (composição)?
Compor no
dicionário quer dizer:
Formar um
todo, juntando diferentes partes.
Criar, produzir,
inventar.
Processo
criativo utilizado para criar uma música.
Em outras
palavras...
Uma composição
musical é uma peça original de música feita para execuções repetidas,
diferente da música de improvisação, onde
cada performance é única.
A composição
pode ser feita na forma de partitura ou em algum
outro método de notação, como as cifras,
por exemplo.
O artista
responsável pela composição é chamado de compositor.
A arte de
compor
Compor não é
para qualquer um! Compor é uma arte, uma arte limitada para
músicos com habilidades muito específicas. A composição em si é o que vai ditar
se uma canção vai ser muito conhecida ou não, por isso essa importância.
Muitos músicos
que não são nem um pouco famosos, vivem somente da composição de
músicas e venda para artistas famosos.
O que os artistas
e as produtoras fazem é comprar os direitos autorais da música, possibilitando
a produção e comercialização da mesma.
Compor uma
música, principalmente uma música e uma melodia de sucesso exige alguns pontos
fundamentais. Veja:
a) Inspiração
para escrever a letra.
b) Conhecimento
e habilidade musical.
c) Harmonia
entre a letra e a melodia (música).
Copie e
responda no caderno de desenho:
ATIVIDADE
IMPROVISAÇÃO E COMPOSIÇÃO MUSICAL
1. Você sabe o
que é improvisar?
2. Você já
participou de algum Projeto Temático envolvendo artes visuais e música?
3. Você já viu
ou ouviu alguma improvisação musical? Onde? Sobre o quê?
4. O que é
preciso saber para compor uma música?
5. Você conhece
algum compositor? Qual?
6. Você se
lembra de algum artista que trabalhe com improvisação? Quem?
7. Você já
compôs uma música?
8. Você já
improvisou um acompanhamento enquanto ouvia uma música?
9. O que é
patrimônio cultural?
10. O que você
entende por patrimônio material e imaterial?
11. Você conhece
alguma música que apresente referências de matrizes indígenas, africanas ou
europeias? Quais?
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ATIVIDADE III
3. Conteúdo
A Música é
formada por sons, mas defini-la é uma tarefa bem mais ampla do que imaginamos,
por isso, neste texto, optou-se pela conceituação mais contemporânea: todo e
qualquer som pode vir a ser Música se possuir uma real significação como: as
canções de ninar, as canções oriundas das comunidades, as músicas presentes nas
mídias massivas da atualidade, os recursos sonoros dos games, dos desenhos
animados, dos filmes que complementam as imagens e criam emoções, os sons da
cidade, dos comerciais, dos vendedores ambulantes, dos locutores das lojas, das
casas, da natureza, sons que podem ser apreciados, decodificados e usados como
recursos de comunicação se forem apresentados com a intenção de serem ouvidos,
sons que envolvem todos os protagonistas do processo de ensino aprendizagem
alunos, professores e membros das comunidades escolares.
Os sons são
produzidos por vibrações que se deslocam pelo ar até chegar aos nossos ouvidos,
órgãos responsáveis pelo equilíbrio e por captar, interpretar as inúmeras
variáveis dos sons existentes ao nosso redor.
Apesar de o
ouvido ter essa função, podemos sentir a Música pelas vibrações passadas
corporalmente.
É possível
transformar qualquer tipo de som em arte.
Isso porque a
música pode ser eficiente quando ajuda a formular conceitos e estimular a
curiosidade.
>>
Colagem
É a composição
feita a partir do uso de matérias de diversas texturas, ou não, superpostas ou
colocadas lado a lado, na criação de um motivo ou imagem, numa mesma superfície
ou suporte, na maioria das vezes são, pedaços de jornal, revista e papéis de
todo tipo, tecido, EVA e outros, desta maneira é possível conseguir diferentes
tipos de textura, formas, cores, etc.
>>
Assemblage
É uma técnica de
arte na qual uma composição tridimensional é produzida juntando e colando
objetos e materiais tridimensionais. Vários materiais podem ser utilizados:
madeira, dobradura de papéis, caixas, fragmentos naturais (semente, folhas),
ferro, lixo, sucata, tudo aquilo que a imaginação e a criatividade do artista
considerar adequado para que o observador possa refletir sobre sua ideia.
>>>
REALIZE O PROJETO TEMÁTICO DE UM TRABALHO ARTÍSTICO <<<
(instruções
logo abaixo)
Atividades – projeto temático entre música e visual
Esta atividade
propõe a criação de um Projeto Temático de improvisação e composição,
utilizando MÚSICA, expressando ideias musicais e explorando as relações entre a
linguagem VISUAL.
Para iniciar o
projeto analise e reflita sobre as formas, cores ou linhas presentes nas obras
a seguir, imaginando e atribuindo sons a cada um desses elementos.
Registre todo o processo
por meio de palavras, imagens, símbolos, formas, cores, texturas etc. Você deve
explorar e criar improvisações e composições, a partir de músicas de sua
preferência e estilo.










>>> SIGA ESSE ROTEIRO PARA DESENVOLVER O TRABALHO ARTÍSTICO <<<
1. Escolha uma música que apresente temáticas interessantes;
2. Ouça com atenção o contexto da música escolhida;
3. Anote algumas palavras ouvidas;
4. Que imagens traduziriam visualmente o assunto tratado nessa música?;
5. Agora elabore um trabalho artístico, usando a mensagem da música escolhida;
6. Escolha uma das opções de técnicas propostas: COLAGEM ou ASSEMBLAGE ou ESCULTURA ou MÓBILE;
7. Agora é só desenvolver, seu trabalho.
8. Posteriormente tirar uma foto para postagem, como nome da musica escolhida.
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