ATIVIDADES DE ARTE - PARA COPIAR AS QUESTÕES E RESPONDÊ-LAS NO CADERNO DE DESENHO, TIRAR FOTOS (NÍTIDAS) E ENVIAR PELO CLASSROOM NA POSTAGEM CORRESPONDENTE.
______________________________________________________________________________________
REGIÃO DE FRANCA ESCOLA ESTADUAL MÁRIO D’ELIA
RUA: COUTO MAGALHÃES – N.º. 777 JD. CONSOLAÇÃO
CEP.: 14.400-020 – TEL (16) 3722-4514 – FRANCA – SP
PROFª FERDINANDA
ALUNO(A): Nº: SÉRIE:
ROTEIRO DE ATIVIDADES
1º BIMESTRE - ARTE - 8º ANOS
ATIVIDADE I
Linguagem da arte: Música
Competência: Compreender as linguagens da música como construção humana, histórica,
social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais.
Habilidade EF08AR23) Explorar e criar improvisações, composições e trilhas sonoras, e
ntre outros, utilizando vozes, sons corporais, instrumentos convencionais ou não
convencionais e/ou outros materiais sonoros, expressando ideias musicais de maneira
individual, coletiva e colaborativa.
Objeto de
conhecimento: Reconhecer
diversos instrumentos musical da cultura africana e indígena; instrumentos
convencionais ou não convencionais materiais sonoros
1. Conteúdo: Instrumentos africanos e indígenas
Esta atividade é sequência das
atividades realizadas em sala de aula.
Alguns vídeos já foram assistidos
em sala de aula:
Durante a apreciação, preste
atenção aos elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre,
melodia e ritmo). Após a apresentação e a apreciação dos vídeos, responda a
algumas perguntas.
>> Instrumentos
musicais africanos.
“Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fyQmHjjy0ZU>.Acesso
em: 7 nov. 2019. “
http://mentos-musicais-de.html>.
Acesso em: 7 nov. 2019.“
“Disponível em: <https://www.geledes.org.br/instrumentos-africanos-na-cultura-brasileira/>.
Acesso em: 7 nov. 2019.“
>>Instrumentos musicais
indígenas.
“Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=BaS3udG7HT4
http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.phpoption=com_con%20%20tent&id=937%3Aindios-brasileiros-instrumentos-musicais>.
Acesso em: 7 nov. 2019.“
“Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=u4SuPLp8LXw>.
Acesso em: 7 nov. 2019.“
Naná Vasconcelos: Músico brasileiro
considerado uma autoridade mundial em percussão, eleito oito vezes o melhor
percussionista do mundo pela revista americana Down Beat e ganhador de oito
prêmios Grammy.
>> Naná Vasconcelos –
Africadeus.
“Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=C_B97kDmK4M>.
Acesso em: 7 nov. 2019.“
>> Egberto Gismonti &
Naná Vasconcelos – Dança das Cabeças.
“Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=K1EwZPvdmvw>.
Acesso em: 7 nov. 2019.“
Copie e responda no caderno de
desenho:
Atividades – instrumentos indígenas
e africanos
1. Quais instrumentos indígenas
você não conhecia?
2. Quais instrumentos africanos
você não conhecia?
3. Quais imagens, sons e movimentos
chamaram mais sua atenção?
4. Você gostaria de comentar algo
que o artista disse sobre a música?
5. Qual é a relação da música com o
corpo?
6. Você observou se a apresentação
ficou apenas nos tambores? Se não, quais outros instrumentos foram observados?
7. Existe uso de voz?
8. Você percebeu a percussão
corporal? Consegue reproduzir?
9. Quais elementos constitutivos da
música você percebeu durante a apreciação?
>>> TRABALHO PLÁSTICO –
CRIAÇÃO DE INSTRUMENTO MUSICAL <<<
a)
Agora chegou a hora do fazer e de valorizar sua
percepção estética e imaginação criadora.
O desafio é o
seguinte: Individualmente, você deverá confeccionar instrumento com sonoridades
que se aproximem daquelas das culturas africana ou indígena. A escolha dos
materiais vai influenciar fortemente no timbre de cada instrumento, por isso,
antes de iniciar a confecção, realize o planejamento das ações e anote tudo em
seu caderno. Liste quais são os materiais necessários, o tempo, o espaço e os
procedimentos para a confecção. Faça um desenho do instrumento.
b) Depois
de construir e experimentar os instrumentos, é hora de mostrar os trabalhos
explorando os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre,
melodia, ritmo, etc), por meio da criação de jogos e canções. Combine com o
professor como serão as apresentações. Ele vai organizar uma roda de conversa
para que todos possam participar da análise dos processos de criação dos
instrumentos e da apreciação de sons, reconhecimento de timbres e das
características dos instrumentos produzidos.
Copie e responda no caderno de
desenho:
Atividades – instrumento criado
1. Quais foram os facilitadores e
os dificultadores na construção dos instrumentos musicais?
2. Quais instrumentos se
aproximaram mais do timbre dos instrumentos originais?
3. O material influência no resultado
do som?
4. Você tem sugestões, dúvidas ou
propostas para novos projetos de elaboração de instrumentos musicais?
5. Quais são os parâmetros do som?
6. É possível explorar os
parâmetros do som utilizando os instrumentos construídos por você?
7. Quais ficam mais evidentes? Por
quê?
ATIVIDADE II
Competência: Explorar objetos de conhecimento de forma a conhecer diferentes
registro musical como improvisação , composição e trilha sonora.
Habilidades: EF08AR23 - Explorar e criar improvisações, composições e trilhas sonoras,
entre outros, utilizando vozes, sons corporais, instrumentos convencionais ou não convencionais e/ou outros materiais sonoros, expressando ideias musicais de maneira individual, coletiva e colaborativa.
Objeto de
conhecimento: improvisações,
composições, trilhas sonoras.
2. Conteúdos: Improvisação musical e
Composição musical
O que é improvisação musical?
Improvisar é ser capaz de
desenvolver uma estrutura musical interessante em tempo real. Ou seja, criar
uma melodia, um ritmo, um conjunto harmônico, sempre de maneira original em
determinado período musical.
A improvisação ocorrer em três
espécies:
1| A improvisação livre ocorre
quando não se estipula forma ou estrutura, ritmo ou conjunto de notas. Como
exemplo vamos ouvir um trabalho meu chamado “Cabriola”?
Acesse: https://youtu.be/aryyb02pcea
2| A improvisação pode ser sobre a
forma de uma composição, elencando tonalidade, ciclos harmônicos, estilo e
gênero. Vamos ouvir Hermeto Pascoal e Elis Regina na interpretação de Garota de
Ipanema, de maneira totalmente improvisada.
Acesse: https://youtu.be/ewIZz9vTxj4
3| A improvisação pode se
consolidar por variação melódica, ou seja, da mesma maneira que pela forma,
induzirá o ouvinte a uma outra experiência concebendo pequenos contrastes com a
expectativa que lhe é original.
Acesse: https://youtu.be/x73V6d-XgHY
Cada forma de se improvisar
propõe valores exclusivos, e sua aprendizagem está relacionada aos
desenvolvimentos da expertise no instrumento. A improvisação também é um
excelente método para o desenvolvimento da composição.
>> Composição musical
Quando algum músico decide escrever
alguma música, ou elaborar uma sequência própria de notas, chamamos isso de
composição.
Mas o que é compor (composição)?
Compor no dicionário quer dizer:
Formar um
todo, juntando diferentes partes.
Criar, produzir,
inventar.
Processo criativo utilizado
para criar uma música.
Em outras palavras...
Uma composição
musical é uma peça original de música feita para execuções
repetidas, diferente da música de improvisação, onde
cada performance é única.
A composição pode ser feita na
forma de partitura ou
em algum outro método de notação, como as cifras, por exemplo.
O artista responsável pela
composição é chamado de compositor.
Copie e responda no caderno de
desenho:
Atividades – composição e
improvisação musical
Após a conversa, responda às questões
abaixo:
1. Você sabe o que é uma
improvisação musical? Comente.
2. O que você entende por
composição musical? Comente.
3. O que você sabe sobre trilha
sonora? Já ouviu alguma? Onde? Dê exemplos.
4. Sabe o que é uma “ideia
musical”?
5. Já criou alguma música, uma
versão ou uma composição?
6. O que é necessário para se criar
uma música?
7. Como você faria o acompanhamento
de uma música sem usar instrumentos musicais?
8. Você percebe o corpo como uma
fonte capaz de produzir sons?
9. É possível improvisar a partir
de uma música?
10. Como você utilizaria sons,
ritmos, temáticas, para a criação de uma música?
11. O que é “material sonoro”? Dê
exemplos.
12. O que você entende por
apresentação artística híbrida?
13. Já participou de projetos
temáticos envolvendo diversas linguagens artísticas?
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADE III
Objeto de conhecimento: vozes, sons
corporais
3. Conteúdo: Sons corporais
Existem artistas que utilizam
diferentes processos para criar suas músicas, portanto não é possível
simplificar demais, acreditando que bastam apenas uma melodia e/ou uma letra. O
corpo é um instrumento musical performático amplamente explorado, assim como
diversos instrumentos e materiais sonoros, e se apresenta como prática criativa
cada vez mais utilizada.
Para ampliar seu repertório, preste
atenção aos vídeos que serão apresentados pelo professor. Neles, há uma grande
variedade de possibilidades de produção sonora a partir de sons corporais, voz,
instrumentos convencionais e não convencionais.
Assista aos vídeos:
>> Kimba Fá – “Más Peruano
Que El Día de la Canción Criolla”
“Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Wi3nj5EQvdo>.
Acesso em: 6 nov. 2019.”
>> Body Rhythm – Festival de
Hamburgo 2017
“Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Y04xikcYO8E>.
Acesso em: 6 nov. 2019.”
>> GEM Grupo Experimental de
Música – Perna de Pau (2016)
“Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=FhCbzHsND28>.
Acesso em: 6 nov. 2019.”
Uakti | O Trenzinho do Caipira
(Heitor Villa-Lobos) | Instrumental SESC Brasil
“Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=RNZD3I6OfDk>.
Acesso em: 6 nov. 2019.”
>> Camila Cabello – Havana
(SOUNTEC Trap Mix) – Sampler
“Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Qtwn8Lnum-Y>. Acesso em: 6 nov. 2019.”
>> Martin Garrix – Animals Symphonic Edition (Istanbul Uni. State
Conservatory)
“Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=QfN_q4p-Ka4>. Acesso em: 6 nov. 2019.”
>> Pirates of the Caribbean (Auckland Symphony Orchestra)
“Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=6zTc2hD2npA>. Acesso em: 6 nov. 2019.”
>> VOCA PEOPLE performing “from the movies” medley, France
“Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=OTNObw_Ieu0>. Acesso em: 6 nov. 2019.”
>> Coolio – Gangsta’s Paradise | MB14 (Beatbox Loopstation) | The
Voice France 2016
“Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=l8jgM1V-1yI>.
Acesso em: 6 nov. 2019.”
Copie e responda no caderno de
desenho:
Atividades – criação musical
1. Você já conhecia algum dos
vídeos mostrados?
2. Percebeu os diferentes materiais
sonoros?
3. Foi possível identificar fontes
sonoras inusitadas? Quais?
4. Quais instrumentos sonoros não
convencionais você viu?
5. Alguma coisa provocou
estranhamento?
6. Em termos de música, o que é
familiar ou desconhecido?
7. Conseguiu reconhecer alguma
música?
8. Reconheceu alguma música como
pertencente à trilha sonora de algum filme? Qual?
9. Conhece algum outro músico ou
grupo que tenha trabalhos interessantes com instrumentos, percussão corporal e
voz? Qual?
10. Você gostaria de saber mais
sobre algum desses assuntos? Quais?
Nenhum comentário:
Postar um comentário