ARTE

8 ANO - ATIVIDADES - 1º BIMESTRE

ATIVIDADES DE ARTE - PARA COPIAR AS QUESTÕES E RESPONDÊ-LAS NO CADERNO DE DESENHO, TIRAR FOTOS (NÍTIDAS) E ENVIAR PELO CLASSROOM NA POSTAGEM CORRESPONDENTE.

______________________________________________________________________________________


SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO 
REGIÃO DE FRANCA ESCOLA ESTADUAL MÁRIO D’ELIA
RUA: COUTO MAGALHÃES – N.º. 777 JD. CONSOLAÇÃO
CEP.: 14.400-020 – TEL (16) 3722-4514 – FRANCA – SP


PROFª FERDINANDA
ALUNO(A):                                                                                           Nº:                 SÉRIE: 

ROTEIRO DE ATIVIDADES

1º BIMESTRE -  ARTE - 8º ANOS 


ATIVIDADE I

Linguagem da arte:  Música
Competência: Compreender as linguagens da música como construção humana, histórica, 
social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais. 

Habilidade EF08AR23) Explorar e criar improvisações, composições e trilhas sonoras, e
ntre outros, utilizando vozes, sons corporais, instrumentos convencionais ou não 
convencionais e/ou outros materiais sonoros, expressando ideias musicais de maneira 
individual, coletiva e colaborativa.

Objeto de conhecimento: Reconhecer diversos instrumentos musical da cultura africana e indígena; instrumentos convencionais ou não convencionais materiais sonoros

1. Conteúdo: Instrumentos africanos e indígenas
Esta atividade é sequência das atividades realizadas em sala de aula.
Alguns vídeos já foram assistidos em sala de aula:

Durante a apreciação, preste atenção aos elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia e ritmo). Após a apresentação e a apreciação dos vídeos, responda a algumas perguntas.

>> Instrumentos musicais africanos.
“Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fyQmHjjy0ZU>.Acesso em: 7 nov. 2019. “
http://mentos-musicais-de.html>. Acesso em: 7 nov. 2019.“
Acesso em: 7 nov. 2019.“

>>Instrumentos musicais indígenas.
“Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=u4SuPLp8LXw>. Acesso em: 7 nov. 2019.“

Naná Vasconcelos: Músico brasileiro considerado uma autoridade mundial em percussão, eleito oito vezes o melhor percussionista do mundo pela revista americana Down Beat e ganhador de oito prêmios Grammy.

>> Naná Vasconcelos – Africadeus.
“Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=C_B97kDmK4M>. Acesso em: 7 nov. 2019.“
>> Egberto Gismonti & Naná Vasconcelos – Dança das Cabeças.
“Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=K1EwZPvdmvw>. Acesso em: 7 nov. 2019.“

Copie e responda no caderno de desenho:

Atividades – instrumentos indígenas e africanos
1. Quais instrumentos indígenas você não conhecia?
2. Quais instrumentos africanos você não conhecia?
3. Quais imagens, sons e movimentos chamaram mais sua atenção?
4. Você gostaria de comentar algo que o artista disse sobre a música?
5. Qual é a relação da música com o corpo?
6. Você observou se a apresentação ficou apenas nos tambores? Se não, quais outros instrumentos foram observados?
7. Existe uso de voz?
8. Você percebeu a percussão corporal? Consegue reproduzir?
9. Quais elementos constitutivos da música você percebeu durante a apreciação?


>>>  TRABALHO PLÁSTICO – CRIAÇÃO DE INSTRUMENTO MUSICAL  <<<

a)      Agora chegou a hora do fazer e de valorizar sua percepção estética e imaginação criadora.
O desafio é o seguinte: Individualmente, você deverá confeccionar instrumento com sonoridades que se aproximem daquelas das culturas africana ou indígena. A escolha dos materiais vai influenciar fortemente no timbre de cada instrumento, por isso, antes de iniciar a confecção, realize o planejamento das ações e anote tudo em seu caderno. Liste quais são os materiais necessários, o tempo, o espaço e os procedimentos para a confecção. Faça um desenho do instrumento.

b)   Depois de construir e experimentar os instrumentos, é hora de mostrar os trabalhos explorando os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo, etc), por meio da criação de jogos e canções. Combine com o professor como serão as apresentações. Ele vai organizar uma roda de conversa para que todos possam participar da análise dos processos de criação dos instrumentos e da apreciação de sons, reconhecimento de timbres e das características dos instrumentos produzidos.

Copie e responda no caderno de desenho:

Atividades – instrumento criado
1. Quais foram os facilitadores e os dificultadores na construção dos instrumentos musicais?
2. Quais instrumentos se aproximaram mais do timbre dos instrumentos originais?
3. O material influência no resultado do som?
4. Você tem sugestões, dúvidas ou propostas para novos projetos de elaboração de instrumentos musicais?
5. Quais são os parâmetros do som?
6. É possível explorar os parâmetros do som utilizando os instrumentos construídos por você?
7. Quais ficam mais evidentes? Por quê?


ATIVIDADE II

Competência: Explorar objetos de conhecimento de  forma   a conhecer diferentes  
registro musical como improvisação , composição e trilha sonora.

Habilidades: EF08AR23 - Explorar e criar improvisações, composições e trilhas sonoras, 
entre outros, utilizando vozes, sons corporais, instrumentos convencionais ou não convencionais e/ou outros materiais sonoros, expressando ideias musicais de maneira individual, coletiva e colaborativa.

Objeto de conhecimento: improvisações, composições, trilhas sonoras.

 2. Conteúdos: Improvisação musical e Composição musical

O que é improvisação musical?
Improvisar é ser capaz de desenvolver uma estrutura musical interessante em tempo real. Ou seja, criar uma melodia, um ritmo, um conjunto harmônico, sempre de maneira original em determinado período musical.
A improvisação ocorrer em três espécies:

1| A improvisação livre ocorre quando não se estipula forma ou estrutura, ritmo ou conjunto de notas. Como exemplo vamos ouvir um trabalho meu chamado “Cabriola”?

2| A improvisação pode ser sobre a forma de uma composição, elencando tonalidade, ciclos harmônicos, estilo e gênero. Vamos ouvir Hermeto Pascoal e Elis Regina na interpretação de Garota de Ipanema, de maneira totalmente improvisada.

3| A improvisação pode se consolidar por variação melódica, ou seja, da mesma maneira que pela forma, induzirá o ouvinte a uma outra experiência concebendo pequenos contrastes com a expectativa que lhe é original.

Cada forma de se improvisar propõe valores exclusivos, e sua aprendizagem está relacionada aos desenvolvimentos da expertise no instrumento. A improvisação também é um excelente método para o desenvolvimento da composição.


>> Composição musical

Quando algum músico decide escrever alguma música, ou elaborar uma sequência própria de notas, chamamos isso de composição.
Mas o que é compor (composição)?

Compor no dicionário quer dizer:
Formar um todo, juntando diferentes partes.
Criar, produzir, inventar.
Processo criativo utilizado para criar uma música.

Em outras palavras...
Uma composição musical é uma peça original de música feita para execuções repetidas, diferente da música de improvisação, onde cada performance é única.
A composição pode ser feita na forma de partitura ou em algum outro método de notação, como as cifras, por exemplo.
O artista responsável pela composição é chamado de compositor.

Copie e responda no caderno de desenho:

Atividades – composição e improvisação musical
Após a conversa, responda às questões abaixo:
1. Você sabe o que é uma improvisação musical? Comente.
2. O que você entende por composição musical? Comente.
3. O que você sabe sobre trilha sonora? Já ouviu alguma? Onde? Dê exemplos.
4. Sabe o que é uma “ideia musical”?
5. Já criou alguma música, uma versão ou uma composição?
6. O que é necessário para se criar uma música?
7. Como você faria o acompanhamento de uma música sem usar instrumentos musicais?
8. Você percebe o corpo como uma fonte capaz de produzir sons?
9. É possível improvisar a partir de uma música?
10. Como você utilizaria sons, ritmos, temáticas, para a criação de uma música?
11. O que é “material sonoro”? Dê exemplos.
12. O que você entende por apresentação artística híbrida?
13. Já participou de projetos temáticos envolvendo diversas linguagens artísticas?

 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADE III

Objeto de conhecimento: vozes, sons corporais

3. Conteúdo: Sons corporais

Existem artistas que utilizam diferentes processos para criar suas músicas, portanto não é possível simplificar demais, acreditando que bastam apenas uma melodia e/ou uma letra. O corpo é um instrumento musical performático amplamente explorado, assim como diversos instrumentos e materiais sonoros, e se apresenta como prática criativa cada vez mais utilizada.
Para ampliar seu repertório, preste atenção aos vídeos que serão apresentados pelo professor. Neles, há uma grande variedade de possibilidades de produção sonora a partir de sons corporais, voz, instrumentos convencionais e não convencionais.

Assista aos vídeos: 
>> Kimba Fá – “Más Peruano Que El Día de la Canción Criolla”
“Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Wi3nj5EQvdo>. Acesso em: 6 nov. 2019.”
>> Body Rhythm – Festival de Hamburgo 2017
“Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Y04xikcYO8E>. Acesso em: 6 nov. 2019.”
>> GEM Grupo Experimental de Música – Perna de Pau (2016)
“Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=FhCbzHsND28>. Acesso em: 6 nov. 2019.”
Uakti | O Trenzinho do Caipira (Heitor Villa-Lobos) | Instrumental SESC Brasil
“Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=RNZD3I6OfDk>. Acesso em: 6 nov. 2019.”
>> Camila Cabello – Havana (SOUNTEC Trap Mix) – Sampler
“Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Qtwn8Lnum-Y>. Acesso em: 6 nov. 2019.”
>> Martin Garrix – Animals Symphonic Edition (Istanbul Uni. State Conservatory)
“Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=QfN_q4p-Ka4>. Acesso em: 6 nov. 2019.”
>> Pirates of the Caribbean (Auckland Symphony Orchestra)
“Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=6zTc2hD2npA>. Acesso em: 6 nov. 2019.”
>> VOCA PEOPLE performing “from the movies” medley, France
“Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=OTNObw_Ieu0>. Acesso em: 6 nov. 2019.”
>> Coolio – Gangsta’s Paradise | MB14 (Beatbox Loopstation) | The Voice France 2016
“Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=l8jgM1V-1yI>. Acesso em: 6 nov. 2019.”

Copie e responda no caderno de desenho:

Atividades – criação musical
1. Você já conhecia algum dos vídeos mostrados?
2. Percebeu os diferentes materiais sonoros?
3. Foi possível identificar fontes sonoras inusitadas? Quais?
4. Quais instrumentos sonoros não convencionais você viu?
5. Alguma coisa provocou estranhamento?
6. Em termos de música, o que é familiar ou desconhecido?
7. Conseguiu reconhecer alguma música?
8. Reconheceu alguma música como pertencente à trilha sonora de algum filme? Qual?
9. Conhece algum outro músico ou grupo que tenha trabalhos interessantes com instrumentos, percussão corporal e voz? Qual?
10. Você gostaria de saber mais sobre algum desses assuntos? Quais?

   



Nenhum comentário:

Postar um comentário