ARTE

2 SÉRIE - ATIVIDADES - 1º BIMESTRE

ATIVIDADES DE ARTE - PARA COPIAR AS QUESTÕES E RESPONDÊ-LAS NO CADERNO DE DESENHO, TIRAR FOTOS (NÍTIDAS) E ENVIAR PELO CLASSROOM NA POSTAGEM CORRESPONDENTE.

______________________________________________________________________


SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO 
REGIÃO DE FRANCA ESCOLA ESTADUAL MÁRIO D’ELIA
RUA: COUTO MAGALHÃES – N.º. 777 JD. CONSOLAÇÃO
CEP.: 14.400-020 – TEL (16) 3722-4514 – FRANCA – SP


PROFª FERDINANDA
ALUNO(A):                                                                                           Nº:                 SÉRIE: 

ROTEIRO DE ATIVIDADES

1º BIMESTRE -  ARTE - 2ª SÉRIES


Linguagens da arte:  Artes visuais e Música e Teatro

 ATIVIDADE I

Competência: Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

Habilidade Analisar a mediação cultural, como abertura de possíveis canais de interação comunicativa e de diálogo entre o público e as artes visuais, a música, o teatro ou a dança.

Objeto de conhecimento: Espaços expositivos, modos de expor, salões de arte, bienais e feiras de arte.

1. Conteúdo: Curadoria e espaços culturais

Observe com atenção as imagens que serão apresentadas pelo professor. A obra de arte contemporânea provoca o público de muitas maneiras. Você se lembra de alguma obra contemporânea que tenha lhe provocado de alguma forma? O que você pensou, sentiu ou percebeu as observando? Como você percebe a obra? O que, provavelmente, o artista quis despertar em quem as observa? As obras fazem pensar sobre a relação entre arte e público? Você sabe o que significa vida cultural? Existe vida cultural nesta cidade? Sabe o que são espaços culturais? Há museus, cinemas, teatros, circos, feiras ou espaços artísticos na cidade ou no bairro? Você já esteve em alguma apresentação de espetáculos teatrais ou shows musicais? Conhece algum profissional que trabalha na área cultural? Quais espaços culturais estão localizados próximos à escola? Quais espaços culturais você mais gosta de frequentar? Como são divulgados os eventos que acontecem nesses espaços? Existe vida cultural na sua escola? Após a conversa, registre em seu caderno as respostas às perguntas acima.

Aprecie as imagens:


               Bienal de Arte – São Paulo

Agora, vamos realizar uma atividade de curadoria. Você sabe o que é um curador?
Para a montagem de uma exposição de artes visuais, necessitamos de um curador cultural, função que pode ser exercida por uma ou mais pessoas responsáveis pelo processo de curadoria em arte, desde a seleção de um conjunto de obras de um ou de vários artistas até a administração, organização, cuidado e montagem de uma exposição. Hoje, este profissional precisa também ser responsável pela intermediação entre o artista, a crítica artística e o mercado consumidor da arte (público). O curador possui um importante compromisso educacional na sociedade, agindo como um mediador cultural entre a arte e a população que visita as exposições. Esta ação também é conhecida como “curadoria educativa”.

>>>> REALIZAR ESSA ATIVIDADE EM FOLHA SEPARADA PARA ENTREGAR    <<<<<

Atividade – Curadoria
O que eu aprendi? Relate o que e como você aprendeu sobre criação do museu imaginário, do folder a divulgação de eventos culturais e artísticos. Analise e descreva como foi realizar uma curadoria. Coloque título, aprendizagens, conclusão. Mínimo de 20 linhas



-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ATIVIDADE II

2. Conteúdo: Mediação Cultural

Atualmente, pessoas dançam em espaços variados, explorando diferentes movimentos, misturando diversos estilos musicais. Não existe mais um padrão de quem pode dançar, onde e o que dançar. Todos se beneficiam dos encantos dos movimentos da dança. Podemos ser surpreendidos com apresentações de dança em lugares inusitados (metrô, avenidas, praças, etc.), apresentando coreografias individuais e/ou coletivas e convidando a participação do público. Essa ação é chamada de flash mob. O professor vai apresentar alguns exemplos para sua apreciação a seguir.

Assista aos vídeos: 

>> We Will Rock You musical Hungary flash mob - Continental Hotel Budapest. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=f_LZLzS9llU. Acesso em 04/10/2019;

>> Fame - hot lunch – Disponível em: https://www.youtube.com/watch?V=o2iq8thwz5k. Acesso em 04/10/2019.

>> Grande Dança Brasil (Flash mob) - São Paulo – Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=waBnO34AK6c. Acesso em 21/10/2019.

>> Flash mob que dá samba na Central do Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=waBnO34AK6c. Acesso em 21/10/2019.

>> Tango no Brasil – Flash mob em Fortaleza. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=daSm9KnN3E. Acessado em 21/10/2019.



Copie e responda no caderno de desenho:

Atividades – flash mob
Agora que você já tem uma ideia do que é o termo flash mob: Já ouviu falar em flash mob? Em algum momento você participou de um? Já leu ou assistiu alguma reportagem na televisão ou internet falando sobre o assunto?
Faça um relato sobre o que você aprendeu sobre essa dança. Escolha um dos vídeos apresentados para comentar como foi a apresentação flash mob, o ambiente, a reação das pessoas etc. Coloque título, seu relato e sua conclusão.
Mínimo de 10 linhas.


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADE III

3. Conteúdo: Mediação na música

No final do ano de 2018, um filme teve grande repercussão no Brasil por contar a história do cantor e compositor Freddie Mercury e a banda Queen. Bohemian Rhapsody. No decorrer da trajetória do Queen, uma música ganhou a atenção do mundo inteiro, em especial, dos brasileiros. We Will Rock You. Ela gerou grande impacto em suas apresentações no Brasil, no Morumbi, em 1981 e no Rock in Rio, em 1985. Você conhece essa música?

>> Queen - We Will Rock You (Official Video). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-tJYNeG1zk. Acesso em 04/10/2019.

Essa música tornou tão famosa que, em 2004, foi utilizada na propaganda de um conhecido refrigerante, protagonizada pelos cantores Britney Spears, Beyoncé P!ink e Enrique Iglesias. Na propaganda, também aparecem, rapidamente, dois membros da banda Queen: Brian May e Roger Taylor.

>> [HD] Britney Spears, Beyonce & Pink - We Will Rock You (Pepsi) “Disponível em: https://www.youtube.https://www.youtube.com/watch?v=pES8SezkV8w. Accesso em: 04/10/2019.

Esta propaganda é um exemplo de como podemos reler uma música conhecida, dando a ela novos sentidos e maneiras de executá-la. Para compreender melhor essa ideia, assista ao vídeo em que um músico transformou a canção We Will Rock You em versão instrumental. Apesar das variações melódicas, reconhecemos a música do começo ao fim.

>>  Queen - We will rock you (solo acoustic guitar). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ThjvyzQtdZE. Acesso em: 04/10/2019.


Copie e responda no caderno de desenho:

Atividades - canção we will rock you
Amplie seus conhecimentos pesquisando em revistas, livros e na internet a época em que a banda Queen lançou essa música e em qual álbum ela se encontra. Investigue como era o cenário político no Brasil e no mundo, como era a moda e outras curiosidades. A canção We Will Rock You pode ser considerada como um clássico do gênero rock and roll. Escreva sua pesquisa.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADE IV

4. Conteúdo: Mediação no teatro

O teatro é uma das expressões humanas mais antigas e reflete o espírito lúdico a nossa potência imaginativa para brincar com a realidade. Nas sociedades primitivas, surge como ritual mágico destinado a obter o favor dos deuses na caça ou na colheita. Presente na cultura de muitos povos, é uma manifestação artística que se desenvolveu espontaneamente em diferentes lugares. Na Grécia, porém, teve um florescimento admirável graças à genialidade dos dramaturgos gregos, que inventaram um jeito de contar histórias do modo como hoje conhecemos o que chamamos de teatro. Nesta atividade inicial, o professor irá conversar e realizar alguns questionamentos sobre a linguagem teatral.
O teatro grego foi uma expressão artística de extrema importância para o desenvolvimento da cultura grega. Inspirou e influenciou diversos povos no período da Antiguidade.
O teatro nasceu por meio do culto aos deuses, que eram feitos através de festas com danças, poesias, gestos e músicas.
As festas dionisíacas eram celebrações de caráter cívico-religioso em homenagem ao deus do vinho, Dionísio. Elas ocorriam no intuito de falar sobre a mitologia grega. Com o tempo, a encenação se tornou uma prática cultura independente.
A origem do teatro grego se deu em Atenas, na Grécia, por volta do ano de 550 a.C. O seu início foi caracterizado por celebrações realizadas aos deuses gregos, em especial ao deus Dionísio.
Ele era um deus relacionado ao vinho, fertilidade e festas. Por isso, existiam celebrações em sua homenagem, chamadas de festas dionisíacas. As pessoas bebiam, dançavam, cantavam e atuavam. Geralmente elas duravam cerca de uma semana. Essas festas serviam como um agregador da sociedade, pois elas conciliavam aspectos da vida política e do cotidiano do povo ateniense. Eram vistas como um amenizador dos conflitos que ocorriam dentro da pólis.
Com o tempo, as celebrações se organizaram até se desdobrarem no que hoje concebemos por teatro com atores, enredo, encenações, plateia, entre outras características.
A Grécia Antiga foi palco de diversos festivais teatrais que eram apresentados o dia inteiro, chegando a durar vários dias.

Assista o vídeo: 
https://www.youtube.com/watch?V=ur0il3curiq

>> Máscaras gregas.
As máscaras gregas eram objetos muito utilizados no teatro grego. Como as mulheres não eram consideradas cidadãs, elas não podiam atuar nas peças teatrais. Por isso, as máscaras serviam para representar personagens do sexo masculino e feminino.
Curiosidades sobre o teatro: A máscara da tragédia e da comédia se tornou símbolo do teatro/artes cênicas. Ela faz referência a sua origem grega e aos principais gêneros difundidos na Grécia.

>> História da Commedia Dell’Arte
O começo da Commedia Dell’Arte não se sabe ao certo como foi, mas algumas pessoas relatam como se ela tivesse sido herdada das festas atelanas, que aconteciam na cidade de Atella, localizada na península itálica meridional e serviam para homenagear o deus Baco.
As companhias de Commedia Dell’Arte não ficavam somente em um lugar, se apresentando em lugares distintos. Para o espetáculo, eles tinham um pequeno roteiro, que era chamado de canovaccio, mas tinham total liberdade para criar suas falas no decorrer no show.
Todo o elenco ou grande parte dele tinha seus personagens fixos, não saiam facilmente e nem eram trocados ou atualizados. Alguns viviam exclusivamente para os papéis que exerciam, ficando neles até a morte ou por um longo período de tempo.
Logo no começo das apresentações, as histórias se resumiam na relação existente entre patrão e servo, o que foi mudado posteriormente.
Quando as mulheres começaram a fazer parte das companhias de teatro, iniciaram-se outros roteiros, bem como as histórias de amor e intriga entre casais.
Uma especificidade forte é a ironia que colocavam para poder falar dos militares, prelados, banqueiros, negociantes, nobres e plebeus. Eles buscavam interagir com um grande público e fazer com que eles dessem muita risada através dos artifícios utilizados: música, dança, acrobacias e conversações cheias de ironia e muito humor.

Assista o vídeo: Commedia Dell’Arte

Copie e responda no caderno de desenho:

Atividades – teatro grego
Seguindo as orientações abaixo, realizar composição visual sobre:

a) Pesquisar em livros, revistas, internet sobre os tipos de palcos, espaços teatrais e formas de integrar teatro e público, do passado e do presente e fazer esboços, desenhos e/ou croquis;

b) Pesquisar em livros, revistas, internet sobre os tipos de máscaras usadas no teatro, do passado e do presente e fazer esboços, desenhos e/ou croquis;

c) O que eu aprendi? Faça um relato em seu caderno sobre o que você aprendeu sobre o teatro, descrevendo sua origem, importância da Commedia Dell’Arte no desenvolvimento das apresentação teatrais atuais. Coloque título, desenvolvimento e sua conclusão. Mínimo 10 linhas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário