ARTE

6 ANO - ATIVIDADES - 1º BIMESTRE

ATIVIDADES DE ARTE - PARA COPIAR AS QUESTÕES E RESPONDÊ-LAS NO CADERNO DE DESENHO, TIRAR FOTOS (NÍTIDAS) E ENVIAR PELO CLASSROOM NA POSTAGEM CORRESPONDENTE.



SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO
REGIÃO DE FRANCA ESCOLA ESTADUAL MÁRIO D’ELIA
RUA: COUTO MAGALHÃES – N.º. 777 JD. CONSOLAÇÃO
CEP.: 14.400-020 – TEL (16) 3722-4514 – FRANCA – SP


PROFª FERDINANDA
ALUNO(A):                                                                                           Nº:                 SÉRIE: 

ROTEIRO DE ATIVIDADES

1º BIMESTRE -  ARTE - 6º ANOS 


ATIVIDADE I

Linguagem da arte:  Música

Competência: Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais.  

Habilidade: EF69AR18 - Reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.

Objeto de conhecimento: Linguagem musical e cultura folclórica

1. Conteúdo: Música folclórica
Durante a atividade anterior (sala de aula), ao falar sobre músicas folclóricas, pode ser que elas tenham sido citadas e associadas a personagens de lendas e mitos. O folclore brasileiro é bastante extenso, e por isso, como forma de analisar a relação que existe entre a música e esses personagens, serão apresentadas duas versões de cada música. Paralelamente a isso, a ideia é tentar identificar diferentes gêneros musicais a partir da forma particular, abordada pelos músicos, das tradições de diversas regiões do Brasil. Ao final, há algumas questões que você deverá responder. Anote também, outras observações que julgar importante.

Vídeos já assistido em sala:
a. “uirapuru” – Waldemar Henrique
A primeira versão caminha pela forma de apresentação mais tradicional: a lírica. A segunda apresenta um coral cênico acompanhado de orquestra.
– Gênero lírico. ”Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=Y7kI_Xa1qAo. Acesso em: 11 set. 2019.”
– Gênero coral. ”Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=px_btpTlblI. Acesso em: 11 set. 2019.”

b. “o vira”
A primeira versão é uma animação contemporânea focando uma linguagem estética voltada ao público infantil, produzida pelo grupo Palavra Cantada. A segunda é interpretada pela cantora Fortuna e apresenta a dramaturgia de um espetáculo teatral.
Página oficial do grupo Palavra Cantada – Gênero infantil. ”Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nDN403JeYiI. Acesso em: 11 set. 2019.”
Página Fortuna Oficial – Gênero teatro musical. ”Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=mJ1qi-zhcSw. Acesso em 11 set. 2019.”

c. “a cuca te pega”
A primeira versão é do seriado O Sítio do Picapau Amarelo, exibido na TV aberta, de 1977 a 1986. A segunda, produzida em 2001 para um remake do mesmo seriado, ganhou uma nova versão, interpretada pela cantora de rock nacional Cássia Eller (1962- 2001), visando um público diferente.
YouTube – Gênero videoclipe. ”Disponível em:
Página oficial cantora Cássia Eller – Gênero Rock. ”Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=hE5lOZL8Fno. Acesso em: 11 set. 2019.”

d. Chico mineiro
“Chico Mineiro”. Canção composta em 1958, que não trata de uma lenda ou mito, mas relata um acontecimento inesperado ocorrido em uma festa folclórica: a Festa do Divino. A primeira versão é dos compositores Tonico e Tinoco, e a segunda apresenta um gênero diferente: o rap.
Tonico e Tinoco – Gênero Música sertaneja. ”Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=-dZtkVbqBhw. Acesso em: 17 set. 2019.”
Vulcão TV – Gênero rap.” Disponível em:

O que é estilo musical

 O estilo é algo pessoal que está atrelado às escolhas que são feitas pelos artistas envolvidos na produção musical. Sabe quando você suspeita que uma música é de determinado artista, mesmo sem ouvir sua voz, porque a algo no som que passa essa ideia?

Provavelmente, é o estilo.

Estilo musical trata de personalidade e é o que difere um músico do outro, um compositor do outro. É algo que está atrelado aos ritmos, à melodia, à harmonia, à forma de tocar e outros elementos.

No mundo atual, podemos dizer que o estilo também está relacionado à forma que a música é vendida.

Com tudo isso, a diferença entre os estilos é muito mais uma questão de percepção sobre a personalidade que cada artista imprime em suas músicas e que se apresenta.

Como você vai entender melhor logo mais, artistas de um mesmo gênero musical podem ter estilos bem diferentes.


 O que é gênero

 Por sua vez, os gêneros musicais são formas de categorizar os estilos e agrupá-los de acordo com suas similaridades. A MPB, por exemplo, é um gênero muito característico entre os movimentos musicais brasileiros.

Contando com diversas influências, da bossa nova ao funk (o gênero afro-americano) a MPB reúne artistas com um estilo, ou seja, com um som que é facilmente reconhecido por quem conhece e por quem é fã de música.

Além do estilo musical, a categorização do gênero também leva em conta os instrumentos, o som e o tema ou os temas. Mas tudo isso pode se tornar ainda mais específico.


  Copie e responda no caderno de desenho:

 Atividades – gêneros musicais

1. Quais gêneros musicais você conhece?

2. Quais estilos de cantor(a) ou grupo você mais gosta??

3. Você já ouviu alguma música com uma apresentação diferente?

4. Aponte qual é a importância de músicos, grupos e coletivos no desenvolvimento de diferentes gêneros musicais tradicionais e folclóricos?

5. Escreva uma conclusão (pequeno texto) sobre o que e como aprendeu sobre os diferentes gêneros musicais presentes na música tradicional e folclórica, bem como, de que forma cada uma delas se relaciona com as diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ATIVIDADE II


Competência: Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais. 

Habilidade: EF69AR18 - Reconhecer e apreciar o papel de músicos e grupos de música brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o desenvolvimento de formas e gêneros musicais.

2. Conteúdo: Função da música 
É fato que a música nos acompanha por toda a vida. Ela está presente nos brinquedos, danças e brincadeiras, dentro do carro e no transporte público, nas festas, cerimônias (casamento, religiosas, solenidades etc.), no elevador, no caminhão do gás, no canto dos pássaros. Ouvimos quando estamos felizes, tristes, com sono, para acordar, nos exercitando, comendo, limpando a casa, estudando, enfim, em praticamente todos os momentos possíveis.
Um mesmo local pode ser utilizado de muitas formas: como lugar de aprendizagem, cerimônia, comemoração, ensaios, reflexão ou apresentação musical, por exemplo. Hoje, a rua faz parte dos meios e equipamentos de escuta, apresentação, apreciação e circulação musical, sendo que, as razões e funções para o uso desse espaço depende da necessidade e intenção de quem os utiliza.

Copie e responda no caderno de desenho:

Atividades – função da música
1. Em que medida a música está presente na sua vida?
2. Você lembra onde estava quando ouviu música pela primeira vez?
3. Onde você estava quando ouviu música pela última vez?
4. Onde normalmente você ouve música? Existe um lugar específico para se ouvir música?
6. Você já assistiu uma apresentação musical “ao vivo”? Onde?
7. Você conhece algum músico ou grupo que se apresenta na rua? Qual?
8. Você sabe o que é uma banda marcial? Onde você acha que ela pode se apresentar?
9. Você se lembra de ter participado de algum tipo de festa, cerimônia ou manifestação cultural em que a música estivesse presente? Onde?
10. Você utiliza a internet para ouvir música? Quais plataformas? APP?
11. Existe um tipo de música “certa” para cada lugar e ocasião?
12. Quais os diferentes meios, equipamentos culturais e espaços de circulação musical você conhece?
13. Costuma frequentar programas de auditório?
14. Costuma frequentar teatro, sala de concertos?
15. Costuma apreciar shows musicais em estádios, praças, ruas etc.?

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ATIVIDADE III

Competência: Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais.  

Habilidade: EF06AR17 - Explorar e analisar criticamente, diferentes meios, equipamentos culturais e espaços de circulação, nos contextos local e brasileiro, de diferentes gêneros da música tradicional e da música folclórica local, paulista e brasileira, e do conhecimento musical referente a esses gêneros.

3. Conteúdo: Meios e espaços de circulação da música

Acesse os links para assistir:
Sinfonia no 9 de Beethoven. ”Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=3lNaajK3Scc. Acesso em: 2 out. 2019.”

Tema de Guerra nas Estrelas - Star Wars. ”Disponível em:

Coral Kingdom cantando Stand by me. ”Disponível em:

Mercado Municipal de Torres Vedras. ”Disponível em:

Finalizada a apreciação...

Copie e responda no caderno de desenho:

Atividades - apreciação
1. É possível relacionar as imagens com o que foi conversado na atividade anterior?
2. Você já viu ou tinha visto um “flashmob”?
3. Você conhece algum dos meios e espaços de circulação (ONDE A MÚSICA É TOCADA) de música mostrados nas imagens?
4. Há algum meio ou espaço de circulação de música que você não conhecia?
5. Conhece meios e espaços de circulação (ONDE A MÚSICA É TOCADA) de música diferentes dos mostrados nas imagens?
6. Na sua opinião, em quais situações a circulação (ONDE A MÚSICA É TOCADA) da música é mais comum?
7. É possível imaginar os sons que existem nas imagens? Conte o que imaginou.


             >>   PESQUISA: Realizar essa atividade em folha separada para entregar    <<

> > A proposta para esta atividade é a elaboração de uma pesquisa junto à comunidade e familiares, sobre como a música está relacionada às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. Também investigar diferentes meios, equipamentos culturais e espaços de circulação musical existentes na sua região. Alguns questionamentos sobre o roteiro para a coleta e apresentação dos resultados da pesquisa:

Finalizada a pesquisa, responda às seguintes questões:
1. Em que ambientes sua família e comunidade rotineiramente têm contato com a música?
2. O ambiente altera a relação com a música? (Ouvir música alta, por exemplo.)
3. Qual é o gênero ou estilo de música mais apreciado pelos entrevistados?
4. Quais músicas estrangeiras são ouvidas por eles?
5. Qual é o país de origem dessas músicas? Por que os entrevistados gostam dessas músicas?
6. Quais músicas ficaram marcadas na história? Caso o entrevistado não consiga se lembrar de nenhuma, dê os exemplos citados pelo professor.
7. De que forma os entrevistados se mantém atualizados sobre a produção musical atual? (Internet, rádio, TV etc.)
8. Quais as músicas preferidas por eles e por quê? Se lembraram de alguma música que trouxe boa lembrança, alegria ou saudades?
9. Foram citadas músicas que fazem referências inadequadas a pessoas ou grupos, e/ou que engrandecem pessoas, profissões etc.?
10. Quais diferentes meios, equipamentos culturais e espaços de circulação musical você descobriu na sua região?
11. Quais os mais citados durante a pesquisa?
12. Quais desses espaços você costuma frequentar?

________________________________________________________________________

ATIVIDADE IV

Competência: Analisar formas de produzir diferentes registros musical tradicional, partituras entre outros.  

Habilidades: EF06AR22 - Explorar e identificar diferentes formas de registro musical (notação musical tradicional, partituras criativas e procedimentos da música contemporânea), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual.

Objeto de conhecimento: Notação musical tradicional
● partituras criativas e procedimentos da música contemporânea;
● procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual.

4. Conteúdos: Partitura convencional e não-convencional
Partitura convencional e não-convencional


O que é partitura?

A grande verdade é que a partitura não passa de registros de sons no papel.

Tem como objetivo ajudar o músico a lembrar de ideias rítmicas, melódicas e harmônicas. A escrita musical como conhecemos hoje passou por grandes transformações ao longo dos anos, principalmente com a invenção da imprensa, começando com pequenas marcas que ficavam junto das palavras até as partituras convencionais como conhecemos hoje em dia. Essas marcas se chamavam neumas e servia para indicar o movimento do som ao cantar. Com o passar do tempo, essas escritas foram evoluindo, principalmente a partir do século XVII, quando foi acrescida a quinta linha a uma pauta 
anteriormente criada pelo monge Hucbaldo, constituindo-se o que chamamos de pentagrama, que é a pauta que ainda usamos. Os neumas se arredondaram, principalmente depois do surgimento da imprensa, devido a facilidades tipográficas, tornando-se as notas musicais que conhecemos hoje.
Estava completa a notação musical.
Veja na imagem acima um exemplo de escrita musica utilizando os neumas.
A partitura pode ser dividida em convencional ou não convencional.

> > Partitura convencional


Já a partitura tem objetivos de registrar os sons rítmicos, melódicos e harmônicos para todos os instrumentos musicais.
Em uma partitura, são registradas claves, fórmulas de compasso, figuras musicais de valores subdivisíveis, sinais de andamento, dinâmica, acentuação e outros.
Veja ao lado um exemplo simples de partitura.




> > Partitura não convencional


Chamamos de partitura não convencional os registros que qualquer pessoa pode fazer utilizando símbolos de acordo com sua conveniência.
Veja na imagem ao lado um exemplo de partitura não convencional.
Nesse caso, os sons foram representados por sinais em que o autor julgou necessário para registrar.
Neste caso, é recomendável que se faça uma legenda para que outras pessoas possam entender.

 Copie e responda no caderno de desenho:

Atividade  – partitura convencional e não-convencional
1. Você toca algum instrumento?
2. Você sabe o que é uma partitura convencional ou tradicional? E uma não convencional ou criativa?
3. Você conhece os símbolos utilizados para escrever música?
4. Como é possível registrar e/ou escrever um som?
5. O que é uma nota musical? Quantas e quais são?
6. O que é uma pausa? Quantas são?
7. Como identificar uma nota ou pausa escritas numa partitura convencional (é uma representação escrita de música padronizada mundialmente)?
8. O som tem cor, forma, tamanho? Como se representa isso?
9. Como identificar um som ou silêncio escritos numa partitura não convencional?

 

>>>>>>>    TRABALHO ARTÍSTICO (valor3,0)  <<<<<<<

Ø Escolha um cantor, cantora ou grupo faviorito;

Ø Escolha uma música que seu favorito cante:

Ø Faça um desenho representando a mensagem cantada na música.

Ø Tire foto e envie o desenho colocando o nome da música e de quem a canta.




Um comentário: