ATIVIDADES DE ARTE - PARA COPIAR AS QUESTÕES E RESPONDÊ-LAS NO CADERNO DE DESENHO, TIRAR FOTOS (NÍTIDAS) E ENVIAR PELO CLASSROOM NA POSTAGEM CORRESPONDENTE.
______________________________________________________________________
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE FRANCA ESCOLA ESTADUAL MÁRIO D’ELIA
RUA: COUTO MAGALHÃES – N.º. 777 JD. CONSOLAÇÃO
CEP.: 14.400-020 – TEL (16) 3722-4514 – FRANCA – SP
PROFª FERDINANDA
ALUNO(A): Nº: SÉRIE:
ROTEIRO DE ATIVIDADES
2º BIMESTRE - ARTE - 6º ANOS
Linguagem da
arte: Dança
ATIVIDADE I – 08 a 12 de Junho
Habilidade: EF06AR09 - Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação de danças folclóricas, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas e brasileiros de diferentes épocas.
Objeto de conhecimento: Contextos e práticas
1.
Conteúdo: Dança Folclórica
Ler o texto e registrar no caderno de desenho:
Danças folclóricas –
Tiveram suas origens através das culturas europeia, indígena e africanas.
Importante manifestação cultural específica de um povo e de uma região que
retrata suas raízes através das danças, músicas, trajes típicos etc., e que são
transmitidas também de geração para geração.
No Brasil, o Frevo, originado em Pernambuco, e o
Carimbo, da região do Amazonas, são danças consideradas patrimônio cultural
imaterial brasileiro.
No estado de São Paulo temos ainda o Jongo, o
Fandango e a Catira.
Esses são exemplos de danças brasileiras e
paulistas que traduzem a tradição e os costumes do povo de uma determinada
região.
Atividades do caderno do aluno Vol.2, pág. 07: Responder
no caderno de desenho.
1. O que vocês entendem por cultura popular?
2. O que vocês entendem por dança popular,
folclórica paulista e brasileira?
3. Vocês conhecem os fatores de movimento? Quais?
4. Vocês gostam de dançar? Quais estilos mais
gostam?
5. Vocês estudam ou já estudaram dança? Dentro ou
fora da sua escola? Falem um pouco sobre essas experiências.
6. O que vocês entendem por movimentos corporais?
7. O que vocês entendem por espaço e tempo na
dança?
8. Que tipo de dança vocês já dançaram nas festas
juninas da escola?
9. Vocês conhecem estas danças: Frevo, Catira,
Xaxado, Chimarrita? Se não conhecem, imaginam como elas são? Saberia dizer
quais as origens delas?
10. Vocês consideram a capoeira uma luta ou uma dança?
Por quê?
Observe as imagens:
Qual dança elas representam?
Catira ou
cateretê é uma dança do folclore brasileiro, em que o ritmo
musical é marcado pela batida dos pés e mãos dos dançarinos. … A coreografia
da Catira é quase sempre fixa, havendo poucas variações de uma
região para outra. Normalmente é apresentada com dois violeiros e dez
dançadores.
Entre as características do Carimbó podemos
destacar o figurino, a coreografia, o tipo de toque dos tambores, os
instrumentos, dentre outros. Para dançar, as mulheres usam bastante
acessórios nos pulsos e pescoços, e a cabeça enfeitada por flores.
Assista os vídeos de dança em seguida responda a
tabela abaixo, que poder encontrada no caderno do aluno- Vol.2 pág: 07, 08 e 09.
Carimbó
Catira
São Gonçalo
Xaxado
Chimarrita
FICHA/ANOTAÇÕES
|
||||
DANÇA FOLCLÓRICA
|
MOVIMENTOS
|
LOCAL
|
ORGANIZAÇÃO
|
OUTROS
|
CATIRA
|
||||
CARIMBÓ
|
||||
SÃO GONÇALO
|
||||
XAXADO
|
||||
CHIMARRITA
|
||||
OUTROS
|
||||
_____________________________________________________________________
ATIVIDADE II – 22 a 26 de Junho
Habilidades: EF06AR11 - Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.
Habilidade: EF06AR14 -
Analisar e experimentar diferentes elementos das danças folclóricas paulistas e
brasileiras (coreografia, figurino e trilha sonora) e espaços (convencionais e
não convencionais) para composição cênica e apresentação coreográfica,
individual e coletiva.
Objetos
de conhecimento: Elementos da
linguagem e Processos de
Criação
● elementos das danças folclóricas
paulistas e brasileiras (coreografia, figurino e trilha sonora)
● espaços (convencionais e não
convencionais) das danças folclóricas paulistas e brasileiras
2.
Conteúdo: Fatores de movimento - tempo, peso, fluência e espaço.
Sobre o coreógrafo
e o significado de Espaço, Fluência, Peso e Tempo:
Rudolf laban
(1879-1958) foi dançarino, coreógrafo e artista dedicado ao
estudo e sistematização da linguagem do movimento. Através de seus estudos e
notações, dividiu os fatores do movimento em 4 categorias, as quais iremos
comentar na sequência.
Espaço – É
no espaço onde a dança acontece. Os movimentos criados pelo corpo são
influenciados pelo espaço e nele encontramos a cinesfera – que é o que
determina a extensão dos movimentos do corpo, suas flexões e deslocamentos.
Fluência –
É o movimento contínuo, uniforme e progressivo, que parte do tronco do corpo às
extremidades dos membros, de forma controlada, mas fluente ao mesmo tempo.
Peso –
São forças utilizadas pelo corpo em relação aos movimentos. O peso dá o suporte
à verticalidade, estabilidade e segurança. Existem duas qualificações para a
denominação do peso que são “leves” (suaves) e “firmes” (resistentes).
Tempo –
É o que define na dança os movimentos rápido, lento e moderado (ritmos
métricos). Com ele é possível definir a duração, o ritmo, a pulsação etc.
Vídeo explicativo sobre a espaço, fluência, peso e
tempo:
3. Conteúdo: Coreografia,
figurino, trilha sonora e espaço.
Grande parte das
danças folclóricas (Carnaval, Maracatu, Festas Juninas etc.) são marcadas pelo
colorido de suas roupas e seus movimentos coreográficos.
Coreografia
–
É uma sequência de movimentos de dança orientados por um coreógrafo ou mesmo
por um grupo através do processo criativo, com o objetivo de se criar uma
sincronização de movimentos para a elaboração de diferentes coreografias.
Figurino – É a vestimenta
utilizada pelo dançarino na sua apresentação. O figurino deve informar, por
meio de sua modelagem e cores, as características daquele personagem. No caso
da dança, em muitos casos, o figurino é o complemento do movimento do
dançarino, além de facilitar a compreensão do estilo de dança a ser
apresentado.
Trilha
sonora
- É um conjunto de sons que compõem uma música, ou seja, desde os instrumentos
tocados até mesmo os sons produzidos para realçar determinada apresentação
(cenas) musical, de dança, teatro etc.
Espaços
de apresentação
(convencionais e não convencionais) - Referem-se aos espaços onde as
apresentações acontecem. Podem ser convencionais, como é o caso dos teatros,
salões, ou não convencionais, como as ruas ou outros espaços, que a princípio
não teriam essa função, como, por exemplo, um deck na praia (como mostrado no vídeo
da dança de São Gonçalo).
>> Escreva um pequeno texto sobre tudo o que observou
sobre as danças folclóricas do brasil e as música usadas como trilha sonora
para dançar. Coloque sua opinião também. (10 linhas)
>> Realize as questões do Caderno do aluno vol 2, pág
13, no caderno de desenho.
_____________________________________________________________________
ATIVIDADE III – 06 a 10 de Julho
Habilidade: EF06AR09 -
Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação
de danças folclóricas, reconhecendo e apreciando composições de dança de
artistas, grupos e coletivos paulistas e brasileiros de diferentes épocas.
Habilidade: EF69AR34 -
Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas
diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas,
africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de
vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
Objetos
de conhecimento e contextos e práticas
● diferentes formas de expressão,
representação e encenação de danças folclóricas.
● artistas, grupos e coletivos paulistas e
brasileiros, de dança, de diferentes épocas.
● patrimônio cultural - material e
imaterial de culturas diversas, em especial a brasileira
● matrizes indígenas,
africanas e europeias.
4.
Conteúdo: Patrimônio cultural - material e imaterial de culturas diversas, nas
diferentes formas de expressão, representação e encenação de danças
folclóricas.
A dança sempre esteve presente na vida das
pessoas, tendo seus primeiros registros ainda como uma forma de culto, seja na
colheita, casamento ou nascimento. De certa forma, a dança representa a união
entre as pessoas e/ou a celebração de algum acontecimento. Algumas danças
tiveram mudanças significativas com o passar dos anos, pois grande parte delas
sofreu influências da sociedade e do seu entorno, como é o caso da Catira, que,
como já foi apresentado anteriormente, era uma dança exclusiva dos homens e,
atualmente, vemos grupos formados apenas por mulheres. Assim como o ballet, que
inicialmente era dançado apenas por homens, e com as mudanças sociais as
mulheres foram incluídas, até passarmos pela inversão de valores (de algumas
pessoas) que hoje em dia considerarem essa dança exclusivamente para o público
feminino.
Assista
aos vídeos para inspirar na realização do trabalho artístico:
Carimbó: Escola Bolshoi
Brasil. Bolshoi Brasil – Dança Popular Brasileira – Carimbó. 2017.
Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=gzlBXwaEfKM>. Acesso em: 17 out. 2019.
Marujada: Grupo de
Expressões Folclóricas do Pará Tamba Tajá. Retumbão. 2016.
Disponível em<https://www.youtube.com/watch?v=SjlXlGO-xig>.
Acesso em: 17 out. 2019.
Frevo: Diário de
Pernambuco. Aprenda a dançar Frevo para o carnaval. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=yUzxN5yR8MI>.
Acesso em: 18 out. 2019.
Catira: TV Cultura. Dois
com Dois é Quatro, por Os Favoritos da Catira. 2013. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=6S9wwpmCKzU>. Acesso em: 18 out. 2019.
Samba de roda: Um Quê de
Negritude. Samba de Roda – Espetáculo Ayeye (Um Quê de Negritude). 2018.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=w9ucBmUrboI>. Acesso em:
18 out. 2019.
Maracatu: Wolfgang
Besche. Maracatu Rural enche de cores Nazaré da Mata. 2013.
Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=7jwERsj2s9g>. Acesso em: 17 out. 2019.
Bumba Meu Boi: Hilton
Sousa. Danças Brasileiras – Bumba-meu-boi (1 de 2). 2007.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=t_cziTYeoLY&list=RDt_cziTYeoLY&start_radio=1>.
Acesso em: 11 nov. 2019.
>>>>>>>>>>>>
TRABALHO ARTÍSTICO (VALOR: 3,0) <<<<<<<<<<<<<
Pesquisa uma dança folclórica estudada que você
mais gostou. Produzir um cartaz com tudo que pesquisou a respeito da
dança, pode ser feito no computador com power point, colagem, desenho ou
impressão.
>>> Roteiro - As pesquisas devem trazer informações como:
Nome da dança; local (Estado,
cidade ou região onde é praticada); descrição da coreografia (velocidade,
ritmo, coreografia etc.); quem são os participantes (casais, apenas homens ou
mulheres etc.); instrumentos; figurino e adereços; quando ocorre;
transformações no decorrer do tempo (exemplos: inclusão/exclusão/alteração de
gênero, adereços, instrumentos, coreografia, horário, data etc.); quais
elementos podem ser considerados importantes para distinguir uma dança de
origem indígena, africana, e/ou europeia. outras informações que acharem
pertinentes...
E fazer
um desenho representando a dança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário