ARTE

6º ANO - ATIVIDADES - 2º BIMESTRE


ATIVIDADES DE ARTE - PARA COPIAR AS QUESTÕES E RESPONDÊ-LAS NO CADERNO DE DESENHO, TIRAR FOTOS (NÍTIDAS) E ENVIAR PELO CLASSROOM NA POSTAGEM CORRESPONDENTE.

______________________________________________________________________

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE FRANCA ESCOLA ESTADUAL MÁRIO D’ELIA
RUA: COUTO MAGALHÃES – N.º. 777 JD. CONSOLAÇÃO
CEP.: 14.400-020 – TEL (16) 3722-4514 – FRANCA – SP

PROFª FERDINANDA
ALUNO(A):                                                                                           Nº:                 SÉRIE: 

ROTEIRO DE ATIVIDADES


2º BIMESTRE -  ARTE - 6º ANOS


Linguagem da arte:  Dança

ATIVIDADE I – 08 a 12 de Junho

Habilidade: EF06AR09 - Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação de danças folclóricas, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas e brasileiros de diferentes épocas. 


Objeto de conhecimento: Contextos e práticas

1. Conteúdo: Dança Folclórica

Ler o texto e registrar no caderno de desenho:

Danças folclóricas – Tiveram suas origens através das culturas europeia, indígena e africanas. Importante manifestação cultural específica de um povo e de uma região que retrata suas raízes através das danças, músicas, trajes típicos etc., e que são transmitidas também de geração para geração.
No Brasil, o Frevo, originado em Pernambuco, e o Carimbo, da região do Amazonas, são danças consideradas patrimônio cultural imaterial brasileiro.
No estado de São Paulo temos ainda o Jongo, o Fandango e a Catira.
Esses são exemplos de danças brasileiras e paulistas que traduzem a tradição e os costumes do povo de uma determinada região.

Atividades do caderno do aluno Vol.2, pág. 07: Responder no caderno de desenho.
1. O que vocês entendem por cultura popular?
2. O que vocês entendem por dança popular, folclórica paulista e brasileira?
3. Vocês conhecem os fatores de movimento? Quais?
4. Vocês gostam de dançar? Quais estilos mais gostam?
5. Vocês estudam ou já estudaram dança? Dentro ou fora da sua escola? Falem um pouco sobre essas experiências.
6. O que vocês entendem por movimentos corporais?
7. O que vocês entendem por espaço e tempo na dança?
8. Que tipo de dança vocês já dançaram nas festas juninas da escola?
9. Vocês conhecem estas danças: Frevo, Catira, Xaxado, Chimarrita? Se não conhecem, imaginam como elas são? Saberia dizer quais as origens delas?
10. Vocês consideram a capoeira uma luta ou uma dança? Por quê?

Observe as imagens:

        
Qual dança elas representam?

Catira ou cateretê é uma dança do folclore brasileiro, em que o ritmo musical é marcado pela batida dos pés e mãos dos dançarinos. … A coreografia da Catira é quase sempre fixa, havendo poucas variações de uma região para outra. Normalmente é apresentada com dois violeiros e dez dançadores.
Entre as características do Carimbó podemos destacar o figurino, a coreografia, o tipo de toque dos tambores, os instrumentos, dentre outros. Para dançar, as mulheres usam bastante acessórios nos pulsos e pescoços, e a cabeça enfeitada por flores.

Assista os vídeos de dança em seguida responda a tabela abaixo, que poder encontrada no caderno do aluno- Vol.2 pág: 07, 08 e 09.

Carimbó

Catira  

São Gonçalo

Xaxado

Chimarrita

FICHA/ANOTAÇÕES
DANÇA FOLCLÓRICA
MOVIMENTOS
LOCAL
ORGANIZAÇÃO
OUTROS
CATIRA




CARIMBÓ




SÃO GONÇALO




XAXADO




CHIMARRITA




OUTROS










_____________________________________________________________________

ATIVIDADE II – 22 a 26 de Junho

Habilidades: EF06AR11 - Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.  

Habilidade: EF06AR14 - Analisar e experimentar diferentes elementos das danças folclóricas paulistas e brasileiras (coreografia, figurino e trilha sonora) e espaços (convencionais e não convencionais) para composição cênica e apresentação coreográfica, individual e coletiva.

Objetos de conhecimento:  Elementos da linguagem e Processos de Criação
● elementos das danças folclóricas paulistas e brasileiras (coreografia, figurino e trilha sonora)
● espaços (convencionais e não convencionais) das danças folclóricas paulistas e brasileiras

2. Conteúdo: Fatores de movimento - tempo, peso, fluência e espaço.

Sobre o coreógrafo e o significado de Espaço, Fluência, Peso e Tempo:
Rudolf laban (1879-1958) foi dançarino, coreógrafo e artista dedicado ao estudo e sistematização da linguagem do movimento. Através de seus estudos e notações, dividiu os fatores do movimento em 4 categorias, as quais iremos comentar na sequência.
Espaço – É no espaço onde a dança acontece. Os movimentos criados pelo corpo são influenciados pelo espaço e nele encontramos a cinesfera – que é o que determina a extensão dos movimentos do corpo, suas flexões e deslocamentos.
Fluência – É o movimento contínuo, uniforme e progressivo, que parte do tronco do corpo às extremidades dos membros, de forma controlada, mas fluente ao mesmo tempo.
Peso – São forças utilizadas pelo corpo em relação aos movimentos. O peso dá o suporte à verticalidade, estabilidade e segurança. Existem duas qualificações para a denominação do peso que são “leves” (suaves) e “firmes” (resistentes).
Tempo – É o que define na dança os movimentos rápido, lento e moderado (ritmos métricos). Com ele é possível definir a duração, o ritmo, a pulsação etc.

Vídeo explicativo sobre a espaço, fluência, peso e tempo:

3. Conteúdo: Coreografia, figurino, trilha sonora e espaço.

Grande parte das danças folclóricas (Carnaval, Maracatu, Festas Juninas etc.) são marcadas pelo colorido de suas roupas e seus movimentos coreográficos.

Coreografia – É uma sequência de movimentos de dança orientados por um coreógrafo ou mesmo por um grupo através do processo criativo, com o objetivo de se criar uma sincronização de movimentos para a elaboração de diferentes coreografias.

Figurino – É a vestimenta utilizada pelo dançarino na sua apresentação. O figurino deve informar, por meio de sua modelagem e cores, as características daquele personagem. No caso da dança, em muitos casos, o figurino é o complemento do movimento do dançarino, além de facilitar a compreensão do estilo de dança a ser apresentado.

Trilha sonora - É um conjunto de sons que compõem uma música, ou seja, desde os instrumentos tocados até mesmo os sons produzidos para realçar determinada apresentação (cenas) musical, de dança, teatro etc.

Espaços de apresentação (convencionais e não convencionais) - Referem-se aos espaços onde as apresentações acontecem. Podem ser convencionais, como é o caso dos teatros, salões, ou não convencionais, como as ruas ou outros espaços, que a princípio não teriam essa função, como, por exemplo, um deck na praia (como mostrado no vídeo da dança de São Gonçalo).

>> Escreva um pequeno texto sobre tudo o que observou sobre as danças folclóricas do brasil e as música usadas como trilha sonora para dançar. Coloque sua opinião também. (10 linhas)

>> Realize as questões do Caderno do aluno vol 2, pág 13, no caderno de desenho.

_____________________________________________________________________

ATIVIDADE III – 06 a 10 de Julho

Habilidade: EF06AR09 - Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação de danças folclóricas, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas e brasileiros de diferentes épocas.
Habilidade: EF69AR34 - Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.

Objetos de conhecimento e contextos e práticas
● diferentes formas de expressão, representação e encenação de danças folclóricas.
● artistas, grupos e coletivos paulistas e brasileiros, de dança, de diferentes épocas.
● patrimônio cultural - material e imaterial de culturas diversas, em especial a brasileira 
● matrizes indígenas, africanas e europeias.

4. Conteúdo: Patrimônio cultural - material e imaterial de culturas diversas, nas diferentes formas de expressão, representação e encenação de danças folclóricas.

A dança sempre esteve presente na vida das pessoas, tendo seus primeiros registros ainda como uma forma de culto, seja na colheita, casamento ou nascimento. De certa forma, a dança representa a união entre as pessoas e/ou a celebração de algum acontecimento. Algumas danças tiveram mudanças significativas com o passar dos anos, pois grande parte delas sofreu influências da sociedade e do seu entorno, como é o caso da Catira, que, como já foi apresentado anteriormente, era uma dança exclusiva dos homens e, atualmente, vemos grupos formados apenas por mulheres. Assim como o ballet, que inicialmente era dançado apenas por homens, e com as mudanças sociais as mulheres foram incluídas, até passarmos pela inversão de valores (de algumas pessoas) que hoje em dia considerarem essa dança exclusivamente para o público feminino.

Assista aos vídeos para inspirar na realização do trabalho artístico:
Carimbó: Escola Bolshoi Brasil. Bolshoi Brasil – Dança Popular Brasileira – Carimbó. 2017.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=gzlBXwaEfKM>. Acesso em: 17 out. 2019.
Marujada: Grupo de Expressões Folclóricas do Pará Tamba Tajá. Retumbão. 2016.
Disponível em<https://www.youtube.com/watch?v=SjlXlGO-xig>. Acesso em: 17 out. 2019.

Frevo: Diário de Pernambuco. Aprenda a dançar Frevo para o carnaval. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=yUzxN5yR8MI>. Acesso em: 18 out. 2019.

Catira: TV Cultura. Dois com Dois é Quatro, por Os Favoritos da Catira. 2013. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=6S9wwpmCKzU>. Acesso em: 18 out. 2019.

Samba de roda: Um Quê de Negritude. Samba de Roda – Espetáculo Ayeye (Um Quê de Negritude). 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=w9ucBmUrboI>. Acesso em: 18 out. 2019.

Maracatu: Wolfgang Besche. Maracatu Rural enche de cores Nazaré da Mata. 2013.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=7jwERsj2s9g>. Acesso em: 17 out. 2019.

Bumba Meu Boi: Hilton Sousa. Danças Brasileiras – Bumba-meu-boi (1 de 2). 2007.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=t_cziTYeoLY&list=RDt_cziTYeoLY&start_radio=1>. Acesso em: 11 nov. 2019.


                  >>>>>>>>>>>> TRABALHO ARTÍSTICO (VALOR: 3,0) <<<<<<<<<<<<<

Pesquisa uma dança folclórica estudada que você mais gostou. Produzir um cartaz com tudo que pesquisou a respeito da dança, pode ser feito no computador com power point, colagem, desenho ou impressão.

>>> Roteiro - As pesquisas devem trazer informações como:
Nome da dança; local (Estado, cidade ou região onde é praticada); descrição da coreografia (velocidade, ritmo, coreografia etc.); quem são os participantes (casais, apenas homens ou mulheres etc.); instrumentos; figurino e adereços; quando ocorre; transformações no decorrer do tempo (exemplos: inclusão/exclusão/alteração de gênero, adereços, instrumentos, coreografia, horário, data etc.); quais elementos podem ser considerados importantes para distinguir uma dança de origem indígena, africana, e/ou europeia. outras informações que acharem pertinentes...
E fazer um desenho representando a dança.



Nenhum comentário:

Postar um comentário