ATIVIDADES DE ARTE - PARA COPIAR AS QUESTÕES E RESPONDÊ-LAS NO CADERNO DE DESENHO, TIRAR FOTOS (NÍTIDAS) E ENVIAR PELO CLASSROOM NA POSTAGEM CORRESPONDENTE.
_________________________________________________________________
RUA: COUTO MAGALHÃES – N.º. 777 JD. CONSOLAÇÃO
CEP.: 14.400-020 – TEL (16) 3722-4514 – FRANCA – SP
PROFª FERDINANDA
ALUNO(A): Nº: SÉRIE:
ROTEIRO DE ATIVIDADES
2º BIMESTRE - E. E. MÁRIO D’ELIA – ARTE
- 2º SÉRIE E.M.
(ATIVIDADES
DE ARTE - PARA SEREM RESPONDIDAS NO CADERNO DE DESENHO)
Linguagem da arte: Teatro, música e dança
ATIVIDADE I – 08 a 12 de Junho
Habilidade: Reconhecer
a invenção poética durante o fazer da construção artística, inventando seu modo
de fazer.
Objetos de
Conhecimento: Poética pessoal e processos colaborativos.
1. Conteúdo: A
potencialidade e a singularidade poética nas linguagens artísticas.
1.
Você gosta de dançar? Que tipo de dança?
2.
Já fez algum curso de dança? Qual? Onde?
3.
Você gosta de música? Qual gênero musical?
4.
Já fez algum curso para aprender a tocar algum instrumento?
Qual? Onde?
5.
Você gosta de teatro? Qual tipo de peça teatral você gosta?
6.
Já fez algum curso de teatro? Qual? Onde?

1.CONCEITUAÇÃO:
Desenvolvimento da ideia central de um projeto
2.PLANEJAMENTO:
O esboço, o desenho, o rascunho do projeto
3.EXECUÇÃO:
Processo de criação em que são efetuados o controle e o ajuste das ações.
4.CONCLUSÃO:
Avaliação da consecução de objetivos e metas por meio de relatórios e análises
críticas.
Responda:
10.
Os espaços da escola em que você estuda é utilizado para
apresentações artísticas? Há quadra, palco e anfiteatro? Como são usados?
11.
Nas proximidades da escola, existem locais próprios para
apresentações de teatro, dança ou shows de música? Quais?
12.
Já participou da elaboração de algum projeto artístico (festa
junina, peça teatral, sarau, show de talento, Slam, carnaval etc) de teatro,
música ou dança na escola? Quais e como foi?
13.
Quais são os elementos estruturantes de um projeto?
14.
Porque é importante o registro de cada etapa do projeto?
15.
O que é processo de criação?
16.
Qual a importância do alinhamento da temática em relação ao
público alvo? Explique.
________________________________________________________________________
ATIVIDADE II – 22 a 26 de
Junho
Habilidade:
Esboçar
projetos individuais ou colaborativos como condutores de espaço para a
apresentação do fazer artístico da comunidade escolar e/ou do seu entorno.
Objeto de Conhecimento:
Conteúdos, conceitos e processos de
criação:
·
Festivais de música, espaços alternativos e para
concertos de música;
·
Festivais de teatro e dança, mostras
universitárias, espaços
promotores de leitura dramática.
2. Conteúdo: Festivais
de Música, teatro e dança
O
que é festival? Explique.
Conceitos:
Seja
no palco ou na praça, espetáculos de teatro atraem olhares atentos e sonhadores
por onde passam. A capacidade de seduzir o público com histórias, contadas por
palavras ou gestos, é uma das principais virtudes dessa arte milenar. No
Brasil, diversos festivais de teatro reúnem milhares de pessoas interessadas em
consumir, pensar e debater a arte da representação.
São eventos cuja principal atração é a música,
organizado em torno de um gênero, nacionalidade ou localidade dos músicos sendo
comumente realizados em locais públicos. Alguns são anuais, ao passo que outros
se repetem a intervalos regulares de tempo. Há também festivais beneficentes,
em prol de causas humanitárias.
Eventos
em que os dançarinos mostram sua arte para o público. Os eventos ficam
conhecidos também por reunir diversas atrações além das apresentações de
danças, como seminários, cursos oficinas e workshop e outras atividades.
Espaços alternativos de teatro
Todo espaço é um espaço cênico. Em
alguns, isto é notório, como nos estádios, igrejas, parlamentos, praças e,
claro, nos teatros. Os lugares são pensados para abrigarem um tipo de ação, de
evento, de acontecimentos pré-determinados.O espaço escolhido pode oferecer
significados, experiências e imagens diversificadas e até contraditórias, e
pode levar o espectador em uma tarefa de se desdobrar por impressões recebidas
ou já preestabelecidas que não se pode perder é a autenticidade cênica que
independe de lugar. O teatro faz parte um fluxo natural de tradições dentro do
processo de criação cultural que vincula a arte de nossos dias a da
antiguidade.
Espaços alternativos de música e
dança
Assim como o teatro e as artes
visuais, a música e a dança também vem galgando espaços cada vez mais
alternativos para sua execução e fruição. Dessa forma, dos tradicionais palcos
em teatros e estádios de futebol, vemos também na rua, cantando e dançando
pelas ruas, praças, canteiros e faróis, estações de metrô, trem e ônibus, entre
outros lugares. Também são utilizados hoje carretas de som, ou os chamados
trios elétricos nos carnavais, e os “ônibus-balada” nas grandes capitais, onde
as festas dançantes ocorrem dentro do veículo.
Festivais de teatro, música e dança
É inegável a importância que os
festivais têm para manter-se viva a atividade teatral, musical e de dança ao
redor do mundo. Eles se configuram como espaços importantes para os diferentes
agentes culturais, grupos artísticos, profissionais, incitantes, estudantes, ou
pesquisadores, que utilizam destes como uma ferramenta de estudo.
Os festivais potencializam
historicamente a cena teatral, musical e da dança e, assim, tornam-se
portadores de cultura e arte. Adentram o país e promovem ao grande público
acesso à diversidade de práticas artísticas e culturais.
1.
O que são Festivais de Música e Dança? Qual sua importância
cultural? Por que se tornam socialmente relevante?
2.
Quais os festivais de música que conhece? E de Dança? E de
teatro?
3.
Qual sua opinião a respeito da democratização do acesso à
música e à cultura por meio dos espaços expositivos alternativos?
4.
O que são festivais de
teatro? Por que esses festivais fomentam a cultura social?
5.
Qual a importância dessas manifestações (teatro, música e
dança) artísticas para a disseminação da arte? Escreva sua opinião.
6.
Qual a importância de realizar movimentos corporais dançando,
considerando esses tempos de pandemia?
7.
Em tempos de pandemia, vários cantores estão utilizando a
Internet para promover seus shows de músicas através das "lives",
Buscando um novo espaço de apresentações. Você tem acompanhado essas
"lives"? Às quais você já assistiu?
8.
Pesquise alguns festivais artísticos presentes no Brasil:
a)
Festival de Teatro:
b)
Festival de Música:
c)
Festival de Dança:
_________________________________________________________________________
ATIVIDADE
III – 06 a 10 de Julho
Habilidade: Investigar as potencialidades das relações entre linguagens
artísticas e forma-conteúdo.
Objeto de
Conhecimento: Conteúdos, conceitos e processos de
criação
3. Conteúdo:
O que é
“forma-conteúdo”?
Na forma artística está o conteúdo. A escolha e a articulação
entre forma e conteúdo mesclam-se pelo diálogo com a materialidade e com os processos de criação em que a exploração, a
ousadia, a invenção e as poéticas pessoais e coletivas agem.
O que é “poética
pessoal”?
É a forma
subjetiva de expressão por meio da arte. Partindo da premissa de que há
variadas maneiras de se estabelecer intimidade entre arte e público, podemos
afirmar que a obra do artista é sua mente e a poética, o que a move.
1.
Você
tem o costume de fotografar? Quais equipamentos costuma utilizar: celulares ou
câmeras fotográficas?
2.
O
que você fotografa? Pessoas, animais, paisagens, objetos?
3.
Você
tem o hábito de imprimir fotos? Possui fotos impressas em casa?
Leia o texto:
A arte da
fotografia
Substituindo os
caros retratos pintados à mão, a fotografia surge em 1826, quando Joseph Niépce
captura a primeira imagem por intermédio da exposição de luz sobre suporte
fotossensível.
Socialmente
considerada um importante veículo de comunicação, é vista também como forma de
expressão artística, considerando-se a subjetividade sensível dos fotógrafos,
que capturam o momento mais relevante, tornando-o perene por meio do registro
fotográfico.
Após intenso
processo de evolução, especialmente nos últimos anos, é hoje possível a criação
de registros fotográficos com grande qualidade e simplificação dos
procedimentos, aliados à tecnologia que permite a mais alta resolução à imagem.
Responda:
4.
Conhece
algum fotógrafo famoso brasileiro ou internacional?
5.
Por
meio de filtros ou aplicativos, é possível transformar as imagens, fazendo
criações e intervenções sobre elas. Você costuma utilizar estes recursos?
Quais?
6.
Como
você costuma armazenar suas imagens? Você as organiza em álbuns virtuais?
Artistas
influentes:
Cristiano Mascaro:
Paulista, Cristiano Mascaro está na lista dos mais importantes fotógrafos
brasileiros. Sua formação em arquitetura influenciou seu olhar e os cliques de
sua câmera, perceptível em sua poética singular.
No início da
carreira trabalhou como repórter fotográfico para uma das revistas mais importantes
do país, dedicando-se posteriormente apenas à sua arte, por meio da adoção de
temáticas que documentam os espaços urbanos brasileiros – em especial, a
arquitetura da cidade de São Paulo.
Sebastião Salgado:
Suas obras retratam, muitas vezes de forma chocante, as diferenças sociais e os
problemas econômicos, de saúde, educação, segurança pública e saneamento básico
das comunidades mais carentes, conduzindo à reflexão por meio da crueza das
imagens da pobreza, da dor e da fome.
Através de suas
lentes, explora temas clássicos da Economia, como desigualdade social e
globalização. Sua intenção é gerar debate ao redor dessas questões, expondo-as
da forma mais clara possível em suas imagens.
Vik Muniz: Explorando
o hibridismo entre a fotografia e outras linguagens visuais, o artista cria
ilusões fotográficas. O inusitado das obras de Vik Muniz surge na
materialidade, com a adoção de sucata, lixo e alimentos líquidos e sólidos,
como chocolate e macarrão.
Apresentando
diferentes técnicas na composição de suas obras de percepção e representação de
imagens, o artista parte do paradoxo entre perene x efêmero, em que, após a
finalização da obra – desenhos realizados com alimentos e materiais perecíveis,
o que a torna efêmera –, o artista faz o registro fotográfico antes que está se
deteriore, tornando-a perene. Desta forma, a fotografia da obra torna-se seu
produto final.
Responda:
7.
Quais
as diferenças e semelhanças entre o trabalho fotográfico dos três artistas?
8.
Que
procedimentos os artistas utilizaram em sua ação de fotografar?
9.
É
possível perceber suas poéticas pessoais, suas singularidades e conexões como
produtores de Arte?
Realize as
atividades:
Faça registros
fotográficos na confecção de um álbum de recordação (digital) com foco em sua
poética pessoal, utilizando as alternativas apresentadas abaixo.
Alternativa 1: Fotografe
o espaço que você permanece enquanto realiza as atividades escolares.
Alternativa 2: Pesquise
3 fotografias sendo uma de cada fotografo estudado, e escreva o nome de cada
imagem, porque as escolheu e o que você consegue perceber na imagem de
elementos visuais (falamos sobre isso no início do 1º bimestre).
OBS: Envie tudo em
anexo pelo endereço descrito no final dessas atividades.
O que é “processo
colaborativo”?
Processo de
criação em que se equiparam as relações entre os artistas/criadores da obra,
possíveis colaboradores ou membros subordinados (no caso do teatro e da dança).
Atualmente, em
algumas modalidades artísticas, o próprio público é convidado a participar do
processo de criação de uma obra, consolidando-se, portanto, a ação colaborativa
entre artista/público
O que são “objetos
poéticos”?
São objetos
confeccionados para se expressar subjetivamente, ampliando seus
conhecimentos acerca de determinada técnica ou temática.
Também são objetos
que não são confeccionados com essa finalidade, mas que podem ser usados para a
expressão e a aprendizagem, como documentários, catálogos de exposição ou
artefatos diversos.
Criação de
diagrama
EXEMPLO:
10.
Faça
um diagrama utilizando frases, palavras, imagens, desenhos que tenham a ver com
você, com seus gostos, hobbies, perfil musical ou grupo juvenil a que pertence.
11.
Crie
um objeto poético a partir das referências elencadas no diagrama. Utilize
retalhos de tecidos, papéis coloridos, papelão, cola, tesoura, barbante, lã,
botão, lantejoula, revistas para recorte, caneta hidrocor, caixas de sapato
etc.
Responda:
12.
O
que o objeto poético produzido pode dizer sobre você e sobre seu repertório
cultural?
13.
É
possível perceber a sua marca pessoal no objeto poético criado? Ele atende a
todas as suas escolhas?
14.
Quais
as diferenças e as semelhanças no modo de construir o diagrama e o objeto
poético?
________________________________________________________________
>>>>>>>>>>
TRABALHO ARTÍSTICO (VALOR: 3,0) <<<<<<<<<<
Esboçando
um projeto
Agora que você já sabe quais são os elementos
estruturantes de um projeto, faça um esboço em seu caderno de como você
realizaria um projeto de um festival de teatro, música ou dança em sua escola.
Pensa nos elementos que você precisaria para a execução dessa ação como tema,
local, público-alvo, prazos, materiais, divulgação entre outros...
Depois
crie/construa uma maquete física ou virtual do espaço esboçado.
Use
a criatividade para a maquete física com materiais alternativos, como sucata, papeis,
caixas de sapato, tecido... para a virtual use programas, aplicativos,
softwares para realização em 3D, desenho, vídeo etc
OBS: Envie tudo em
anexo pelo endereço descrito no final dessas atividades.
______________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário