ARTE

2º ANO - ATIVIDADES - 2º BIMESTRE


ATIVIDADES DE ARTE - PARA COPIAR AS QUESTÕES E RESPONDÊ-LAS NO CADERNO DE DESENHO, TIRAR FOTOS (NÍTIDAS) E ENVIAR PELO CLASSROOM NA POSTAGEM CORRESPONDENTE.
_________________________________________________________________

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE FRANCA ESCOLA ESTADUAL MÁRIO D’ELIA
RUA: COUTO MAGALHÃES – N.º. 777 JD. CONSOLAÇÃO
CEP.: 14.400-020 – TEL (16) 3722-4514 – FRANCA – SP


PROFª FERDINANDA
ALUNO(A):                                                                                           Nº:                 SÉRIE: 

ROTEIRO DE ATIVIDADES

2º BIMESTRE - E. E. MÁRIO D’ELIA – ARTE - 2º SÉRIE E.M.

(ATIVIDADES DE ARTE - PARA SEREM RESPONDIDAS NO CADERNO DE DESENHO)

Linguagem da arte:  Teatro, música e dança

ATIVIDADE I – 08 a 12 de Junho

Habilidade: Reconhecer a invenção poética durante o fazer da construção artística, inventando seu modo de fazer.

Objetos de Conhecimento: Poética pessoal e processos colaborativos.

1. Conteúdo: A potencialidade e a singularidade poética nas linguagens artísticas.

1.           Você gosta de dançar? Que tipo de dança?

2.           Já fez algum curso de dança? Qual? Onde?

3.           Você gosta de música? Qual gênero musical?

4.           Já fez algum curso para aprender a tocar algum instrumento? Qual? Onde?

5.           Você gosta de teatro? Qual tipo de peça teatral você gosta?

6.           Já fez algum curso de teatro? Qual? Onde?


1.CONCEITUAÇÃO: Desenvolvimento da ideia central de um projeto

2.PLANEJAMENTO: O esboço, o desenho, o rascunho do projeto
3.EXECUÇÃO: Processo de criação em que são efetuados o controle e o ajuste das ações.
4.CONCLUSÃO: Avaliação da consecução de objetivos e metas por meio de relatórios e análises críticas.

Responda:

10.           Os espaços da escola em que você estuda é utilizado para apresentações artísticas? Há quadra, palco e anfiteatro? Como são usados?

11.           Nas proximidades da escola, existem locais próprios para apresentações de teatro, dança ou shows de música? Quais?

12.           Já participou da elaboração de algum projeto artístico (festa junina, peça teatral, sarau, show de talento, Slam, carnaval etc) de teatro, música ou dança na escola? Quais e como foi?

13.           Quais são os elementos estruturantes de um projeto?
          
14.           Porque é importante o registro de cada etapa do projeto?

15.           O que é processo de criação?

16.           Qual a importância do alinhamento da temática em relação ao público alvo? Explique.

________________________________________________________________________

ATIVIDADE II  – 22 a 26 de Junho  

Habilidade: Esboçar projetos individuais ou colaborativos como condutores de espaço para a apresentação do fazer artístico da comunidade escolar e/ou do seu entorno.

Objeto de Conhecimento: Conteúdos, conceitos e processos de criação:
·         Festivais de música, espaços alternativos e para concertos de música;
·         Festivais de teatro e dança, mostras universitárias, espaços 

promotores de leitura dramática.


2. Conteúdo: Festivais de Música, teatro e dança
O que é festival? Explique.

Conceitos:

Festivais de Teatro

Seja no palco ou na praça, espetáculos de teatro atraem olhares atentos e sonhadores por onde passam. A capacidade de seduzir o público com histórias, contadas por palavras ou gestos, é uma das principais virtudes dessa arte milenar. No Brasil, diversos festivais de teatro reúnem milhares de pessoas interessadas em consumir, pensar e debater a arte da representação.



Festivais de Música

 São eventos cuja principal atração é a música, organizado em torno de um gênero, nacionalidade ou localidade dos músicos sendo comumente realizados em locais públicos. Alguns são anuais, ao passo que outros se repetem a intervalos regulares de tempo. Há também festivais beneficentes, em prol de causas humanitárias.



Festivais de Dança

Eventos em que os dançarinos mostram sua arte para o público. Os eventos ficam conhecidos também por reunir diversas atrações além das apresentações de danças, como seminários, cursos oficinas e workshop e outras atividades.


Espaços alternativos de teatro
Todo espaço é um espaço cênico. Em alguns, isto é notório, como nos estádios, igrejas, parlamentos, praças e, claro, nos teatros. Os lugares são pensados para abrigarem um tipo de ação, de evento, de acontecimentos pré-determinados.O espaço escolhido pode oferecer significados, experiências e imagens diversificadas e até contraditórias, e pode levar o espectador em uma tarefa de se desdobrar por impressões recebidas ou já preestabelecidas que não se pode perder é a autenticidade cênica que independe de lugar. O teatro faz parte um fluxo natural de tradições dentro do processo de criação cultural que vincula a arte de nossos dias a da antiguidade.

Espaços alternativos de música e dança
Assim como o teatro e as artes visuais, a música e a dança também vem galgando espaços cada vez mais alternativos para sua execução e fruição. Dessa forma, dos tradicionais palcos em teatros e estádios de futebol, vemos também na rua, cantando e dançando pelas ruas, praças, canteiros e faróis, estações de metrô, trem e ônibus, entre outros lugares. Também são utilizados hoje carretas de som, ou os chamados trios elétricos nos carnavais, e os “ônibus-balada” nas grandes capitais, onde as festas dançantes ocorrem dentro do veículo.

Festivais de teatro, música e dança
É inegável a importância que os festivais têm para manter-se viva a atividade teatral, musical e de dança ao redor do mundo. Eles se configuram como espaços importantes para os diferentes agentes culturais, grupos artísticos, profissionais, incitantes, estudantes, ou pesquisadores, que utilizam destes como uma ferramenta de estudo.  
Os festivais potencializam historicamente a cena teatral, musical e da dança e, assim, tornam-se portadores de cultura e arte. Adentram o país e promovem ao grande público acesso à diversidade de práticas artísticas e culturais.


1.           O que são Festivais de Música e Dança? Qual sua importância cultural? Por que se tornam socialmente relevante?

2.           Quais os festivais de música que conhece? E de Dança? E de teatro?

3.           Qual sua opinião a respeito da democratização do acesso à música e à cultura por meio dos espaços expositivos alternativos?

4.            O que são festivais de teatro? Por que esses festivais fomentam a cultura social?

5.           Qual a importância dessas manifestações (teatro, música e dança) artísticas para a disseminação da arte? Escreva sua opinião.


6.           Qual a importância de realizar movimentos corporais dançando, considerando esses tempos de pandemia?

7.           Em tempos de pandemia, vários cantores estão utilizando a Internet para promover seus shows de músicas através das "lives", Buscando um novo espaço de apresentações. Você tem acompanhado essas "lives"? Às quais você já assistiu?

8.           Pesquise alguns festivais artísticos presentes no Brasil:
a) Festival de Teatro:

b) Festival de Música:

c) Festival de Dança:

_________________________________________________________________________

ATIVIDADE III – 06 a 10 de Julho

Habilidade: Investigar as potencialidades das relações entre linguagens artísticas e forma-conteúdo.

Objeto de Conhecimento: Conteúdos, conceitos e processos de criação

3. Conteúdo:
O que é “forma-conteúdo”?
Na forma artística está o conteúdo. A escolha e a articulação entre forma e conteúdo mesclam-se pelo diálogo com a materialidade e com os processos de criação em que a exploração, a ousadia, a invenção e as poéticas pessoais e coletivas agem. 

O que é “poética pessoal”?
É a forma subjetiva de expressão por meio da arte. Partindo da premissa de que há variadas maneiras de se estabelecer intimidade entre arte e público, podemos afirmar que a obra do artista é sua mente e a poética, o que a move.
   
     1.      Você tem o costume de fotografar? Quais equipamentos costuma utilizar: celulares ou câmeras fotográficas? 
      2.      O que você fotografa? Pessoas, animais, paisagens, objetos?
      3.      Você tem o hábito de imprimir fotos? Possui fotos impressas em casa?

Leia  o texto:
A arte da fotografia
Substituindo os caros retratos pintados à mão, a fotografia surge em 1826, quando Joseph Niépce captura a primeira imagem por intermédio da exposição de luz sobre suporte fotossensível.
Socialmente considerada um importante veículo de comunicação, é vista também como forma de expressão artística, considerando-se a subjetividade sensível dos fotógrafos, que capturam o momento mais relevante, tornando-o perene por meio do registro fotográfico.
Após intenso processo de evolução, especialmente nos últimos anos, é hoje possível a criação de registros fotográficos com grande qualidade e simplificação dos procedimentos, aliados à tecnologia que permite a mais alta resolução à imagem.

Responda:
     4.      Conhece algum fotógrafo famoso brasileiro ou internacional?
   5.      Por meio de filtros ou aplicativos, é possível transformar as imagens, fazendo criações e intervenções sobre elas. Você costuma utilizar estes recursos? Quais?
     6.      Como você costuma armazenar suas imagens? Você as organiza em álbuns virtuais?

Artistas influentes:
Cristiano Mascaro: Paulista, Cristiano Mascaro está na lista dos mais importantes fotógrafos brasileiros. Sua formação em arquitetura influenciou seu olhar e os cliques de sua câmera, perceptível em sua poética singular.
No início da carreira trabalhou como repórter fotográfico para uma das revistas mais importantes do país, dedicando-se posteriormente apenas à sua arte, por meio da adoção de temáticas que documentam os espaços urbanos brasileiros – em especial, a arquitetura da cidade de São Paulo.

Sebastião Salgado: Suas obras retratam, muitas vezes de forma chocante, as diferenças sociais e os problemas econômicos, de saúde, educação, segurança pública e saneamento básico das comunidades mais carentes, conduzindo à reflexão por meio da crueza das imagens da pobreza, da dor e da fome.
Através de suas lentes, explora temas clássicos da Economia, como desigualdade social e globalização. Sua intenção é gerar debate ao redor dessas questões, expondo-as da forma mais clara possível em suas imagens. 

Vik Muniz: Explorando o hibridismo entre a fotografia e outras linguagens visuais, o artista cria ilusões fotográficas. O inusitado das obras de Vik Muniz surge na materialidade, com a adoção de sucata, lixo e alimentos líquidos e sólidos, como chocolate e macarrão.
Apresentando diferentes técnicas na composição de suas obras de percepção e representação de imagens, o artista parte do paradoxo entre perene x efêmero, em que, após a finalização da obra – desenhos realizados com alimentos e materiais perecíveis, o que a torna efêmera –, o artista faz o registro fotográfico antes que está se deteriore, tornando-a perene. Desta forma, a fotografia da obra torna-se seu produto final.

Responda:
      7.      Quais as diferenças e semelhanças entre o trabalho fotográfico dos três artistas?   
      8.      Que procedimentos os artistas utilizaram em sua ação de fotografar?
     9.      É possível perceber suas poéticas pessoais, suas singularidades e conexões como produtores de Arte?

Realize as atividades:
Faça registros fotográficos na confecção de um álbum de recordação (digital) com foco em sua poética pessoal, utilizando as alternativas apresentadas abaixo.
Alternativa 1: Fotografe o espaço que você permanece enquanto realiza as atividades escolares.
Alternativa 2: Pesquise 3 fotografias sendo uma de cada fotografo estudado, e escreva o nome de cada imagem, porque as escolheu e o que você consegue perceber na imagem de elementos visuais (falamos sobre isso no início do 1º bimestre).
OBS: Envie tudo em anexo pelo endereço descrito no final dessas atividades.

O que é “processo colaborativo”?
Processo de criação em que se equiparam as relações entre os artistas/criadores da obra, possíveis colaboradores ou membros subordinados (no caso do teatro e da dança).
Atualmente, em algumas modalidades artísticas, o próprio público é convidado a participar do processo de criação de uma obra, consolidando-se, portanto, a ação colaborativa entre artista/público

O que são “objetos poéticos”?
São objetos confeccionados para se expressar subjetivamente, ampliando seus conhecimentos acerca de determinada técnica ou temática.
Também são objetos que não são confeccionados com essa finalidade, mas que podem ser usados para a expressão e a aprendizagem, como documentários, catálogos de exposição ou artefatos diversos.

Criação de diagrama
EXEMPLO:


     10.  Faça um diagrama utilizando frases, palavras, imagens, desenhos que tenham a ver com você, com seus gostos, hobbies, perfil musical ou grupo juvenil a que pertence.

     11.  Crie um objeto poético a partir das referências elencadas no diagrama. Utilize retalhos de tecidos, papéis coloridos, papelão, cola, tesoura, barbante, lã, botão, lantejoula, revistas para recorte, caneta hidrocor, caixas de sapato etc.

Responda:
     12.  O que o objeto poético produzido pode dizer sobre você e sobre seu repertório cultural?
   13.  É possível perceber a sua marca pessoal no objeto poético criado? Ele atende a todas as suas escolhas?
     14.  Quais as diferenças e as semelhanças no modo de construir o diagrama e o objeto poético?

________________________________________________________________

                            >>>>>>>>>> TRABALHO ARTÍSTICO (VALOR: 3,0) <<<<<<<<<<

Esboçando um projeto

 Agora que você já sabe quais são os elementos estruturantes de um projeto, faça um esboço em seu caderno de como você realizaria um projeto de um festival de teatro, música ou dança em sua escola. Pensa nos elementos que você precisaria para a execução dessa ação como tema, local, público-alvo, prazos, materiais, divulgação entre outros...

Depois crie/construa uma maquete física ou virtual do espaço esboçado.

Use a criatividade para a maquete física com materiais alternativos, como sucata, papeis, caixas de sapato, tecido... para a virtual use programas, aplicativos, softwares para realização em 3D, desenho, vídeo etc
OBS: Envie tudo em anexo pelo endereço descrito no final dessas atividades.


______________________________________________________________









Nenhum comentário:

Postar um comentário