ARTE

7º ANO - ATIVIDADES - 2º BIMESTRE

ATIVIDADES DE ARTE - PARA COPIAR AS QUESTÕES E RESPONDÊ-LAS NO CADERNO DE DESENHO, TIRAR FOTOS (NÍTIDAS) E ENVIAR PELO CLASSROOM NA POSTAGEM CORRESPONDENTE.

________________________________________________________________________

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE FRANCA ESCOLA ESTADUAL MÁRIO D’ELIA
RUA: COUTO MAGALHÃES – N.º. 777 JD. CONSOLAÇÃO
CEP.: 14.400-020 – TEL (16) 3722-4514 – FRANCA – SP


PROFª FERDINANDA
ALUNO(A):                                                                                           Nº:                 SÉRIE: 

ROTEIRO DE ATIVIDADES

2º BIMESTRE - E. E. MÁRIO D’ELIA – ARTE - 7º ANOS


Linguagem da arte:  Dança

ATIVIDADE I – 08 a 12 de Junho

Habilidades: EF07AR10 - Explorar elementos constitutivos do movimento dançado nas diferentes manifestações das danças clássica e moderna, abordando, criticamente, o desenvolvimento da dança em sua história tradicional e contemporânea.  

Objeto de conhecimento: Elementos da dança: espaço, fluência, peso e tempo.
                                                               
1.Conteúdo: Dança Clássica e Moderna

Dança Clássica: o balé clássico é uma modalidade de dança que requer muita habilidade, técnica e treinamento pois possui um vocabulário próprio e metódico. Os fundamentos básicos do Balé Clássico consistem em: postura ereta, rotação externa dos membros inferiores, movimentos circulares dos membros superiores, verticalidade corporal, disciplina, leveza, harmonia e simetria. O Balé Romântico é definido inicialmente como um balé mais suave e com conotação romântica, um movimento ligado a arte e literatura dos mais antigos e que se consolidaram mais cedo na história do Balé. O balé romântico buscava através da técnica a expressão, a fluidez do corpo e do movimento.

Dançarina Mary Wigman
Mary Wigman (nome de batismo Marie Wiegmann, Hanôver, 13 de novembro de 1886 – Berlim, 18 de setembro de 1973) foi uma importante coreógrafa alemã, uma das fundadoras da dança expressionista e da dançaterapia. É considerada uma das mais importante figuras na história da dança moderna.

Martha Graham
Martha Graham (Condado de Allegheny, Pensilvânia, 11 de maio de 1894 – Nova Iorque, 1 de abril de 1991) foi uma dançarina e coreógrafa estadunidense que revolucionou a história da dança moderna. O impacto que a dança de Martha Graham causou nos palcos é frequentemente comparado  impacto que a dança de Martha Graham causou nos palcos é frequentemente comparado à influência que Picasso teve para a pintura em seu tempo, ou Stravinsky na música, ou Frank Lloyd Wright na arquitetura. As suas contribuições transformaram essa forma de arte, revitalizando e difundindo a dança ao redor do mundo. 

Na dança moderna, o corpo quebrou o protocolo das formas da dança clássica, abandonando as posições dos braços, das pernas e dos pés, e buscando também o chão como espaço de atuação. Retirando as sapatilhas, a dança moderna colocou os pés no chão e passou também a usar o tronco para expressar emoções, anseios e ideias. Desse modo, a dança moderna buscou, inicialmente, opor-se ao modelo romântico de mulher e de temas. Em geração antecedente, Isadora Duncan foi exemplo de outra vertente em que se buscou a espontaneidade de movimentos e formas – um corpo mais livre, tanto da rigidez acadêmica da dança clássica quanto da restrição de movimentos imposta por roupas (corpetes e espartilhos) e calçados (sapatilhas de ponta), que inibiam a movimentação e a livre expressão do corpo. São artistas visionários da dança moderna: Isadora Duncan, Ruth Saint-Denis.

Assista ao vídeo: Dança Clássica e Moderna
https://www.youtube.com/watch?v=Ba64nrP3rlA


Atividade do caderno do aluno vol. 2, pág. 6 e 7, responda no caderno de desenho:

1. Quais estilos ou tipos de dança vocês conhecem? Com qual vocês têm mais identificação?
2. Qual deles você gostaria de praticar?
3. O que há em comum nas formas de danças que foram lembradas por vocês e pelos grupos?
4. Para vocês, o que é Dança Clássica e Dança Moderna? Vocês já ouviram falar nesses dois conceitos? O quê?
5. Vocês já estudaram ou ouviram falar sobre os elementos constitutivos do movimento dançado – espaço, fluência, peso e tempo? Comente.
6. Vocês já estudaram a história da dança tradicional e contemporânea? Comente.
7. Vocês conhecem grupos de danças paulistas, brasileiros e estrangeiros que apresentam espetáculos da dança clássica ou moderna? Citem alguns.

______________________________________________________________________

ATIVIDADE II – 22 a 26 de Junho


Habilidades: (EF07AR11) Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.




Objeto de conhecimento: Elementos da linguagem da dança

1. Conteúdo: Fatores da dança - Espaço (cinesfera), Peso , Tempo e Fluência.

Fazer uma leitura e registrar no caderno de arte, esses tópicos sobre a dança:

Rudolf Von Laban
No início do século XX, Rudolf Von Laban (1879-1958), lança as bases de uma nova dança, elaborando os componentes essenciais do movimento corporal: espaço, tempo, peso e fluência. … François Delsarte (1811-1871) foi precursor e descobridor dos princípios fundamentais da dança moderna.

Assista ao vídeo: Dança corpo e movimento

1. Espaço – É no espaço que a dança acontece. Os movimentos criados pelo corpo são influenciados pelo espaço e nele encontramos a Cinesfera (ou Kinesfera), que é o que determina a extensão dos movimentos do corpo, suas flexões e deslocamentos. O Espaço se subdivide no seguinte tópico:
- Cinesfera (Kinesfera) – Os movimentos criados pelo corpo são influenciados pelo espaço e nele encontramos a Cines fera – que é o que determina a extensão dos movimentos do corpo, suas flexões e deslocamentos. É um espaço imaginário que impõe uma limitação do corpo do dançarino ao limite natural do espaço pessoal. O uso do espaço pode se dar de duas formas, conforme a qualidade do movimento.

2. Fluência – É o movimento contínuo, uniforme e progressivo. Partem do tronco do corpo às extremidades dos membros com movimentos controlados, mas fluentes ao mesmo tempo. Pode ser dividido entre livre e controlado.

3. Peso – São forças utilizadas pelo corpo em relação aos movimentos. O peso dá o suporte à verticalidade, à estabilidade e à segurança. Existem duas qualificações para denominação do peso, que são:
- leves (suaves) e
- firmes (resistentes).

4. Tempo – É o que define na dança os movimentos rápido, lento e moderado (ritmos métricos). Com ele é possível definir a duração, o ritmo, a pulsação etc. Pode ser dividido em:
 - Rápido: Quando o dançarino mantém a aceleração constante de um movimento sem alterações.
- Moderado: É o meio termo entre um movimento corporal rápido e um lento.
- Lento: Quando o dançarino reduz a velocidade constantemente dos movimentos corporais quase até parar.

Assista ao vídeo: Dança corpo e movimento

Agora, responda as questões do Caderno do aluno das páginas 9, 10 no caderno de desenho.

______________________________________________________________________

ATIVIDADE III– 06 a 10 de Julho

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM III
Habilidades: EF07AR14 - Analisar e experimentar diferentes elementos das danças clássica e moderna (coreografia, figurino, trilha sonora, cenário, iluminação etc.) para composição cênica e apresentação coreográfica, individual e coletiva.

Objetos de Conhecimento: Processos de Criação.

Habilidade Articuladora: EF69AR35 - Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

Objetos de Conhecimento: Arte e Tecnologia

Assista o documentário:


4.Conteúdo: Elementos das danças clássica e moderna -coreografia, figurino, trilha sonora, cenário, iluminação, tecnologias e recursos digitais

Leia e reflita:
O desenvolvimento da dança em sua história tradicional e contemporânea entre as Danças clássicas.
Na dança e nos modos como se desenvolveu no decorrer da história, podemos perceber como o corpo tem sido visto, pensado e modificado. Na dança clássica, o corpo do dançarino, mesmo se movimentando com elevado grau de domínio técnico, tenta dominar sua natureza, refinando seus movimentos. Em um primeiro momento, ele nos parece, por suas posições corporais, mais estático, buscando demonstrar a clareza das linhas dos movimentos. Vale lembrar que o que atualmente chamamos de dança clássica é, na verdade, um conjunto de conceitos que engloba o balé da côrte (da época do rei francês Luís XIV), o balé da ação (do século XVIII, época do importante maître de ballet Jean-Georges Noverre), o balé romântico e o balé clássico, que trouxe as sapatilhas de ponta – fator importante na imposição desse modelo –, as dançarinas pálidas e etéreas, e as histórias fantásticas de cisnes e princesas, nas quais há um modelo de mulher frágil e delicada determinada por um corpo magro, franzino, que evidencia as linha ângulos tão valorizados por essa dança e a qualidade de movimento aéreo, extremamente leve, contra a gravidade. A redução do peso corporal é condição obrigatória em muitas companhias, e o coreógrafo George Balanchine teve papel importante no processo de cristalização desse padrão, ao reforçá-lo em um período (décadas de 1960 e 1970) em que muitos artistas experimentavam exatamente a diversidade de corpos em cena. Algumas palavras-chave sintetizam a dança clássica: posições, verticalidade, frontalidade, rotação externa dos membros inferiores, virtuose, sapatilhas de ponta, precisão, movimento aéreo, leve, contra a gravidade; corpo do dançarino, fábulas etc.

1-Em qual arte pensamos no corpo em movimento e modificado?
2-Vale lembrar que o que atualmente chamamos de dança clássica é, na verdade, um conjunto de conceitos que engloba?
3- Qual acessório usamos para dançar balé romantico ou balé clássico?
4. O balé é chamado de : _________________________
5- Qual é o coreógrafo responsavél pelo processo de cristalização no balé?


Assista aos vídeos:

Responda a página 12 e 13 do Caderno do Aluno vol. 2, no caderno de desenho.

___________________________________________________________________
                         
>>>>>>>>  TRABALHO ARTÍSTICO (VALOR: 3,0)   <<<<<<<<<<<


 Fazer um cartaz com recursos que você tem no momento o computador, power point, colagem de revista ou desenho de uma dança moderna pode ser Hip-Hop, Jazz, Street dance, Flash Mob ou Contemporânea.  Descreva sobre a dança, sua origem, tipo de música, movimentos, etc.


______________________________________________________________________







2 comentários: